Criada em 19/08/2007

Avenida José Francisco Laurindo, 944 – Bairro São Domingos
CEP 88 370-603 – Navegantes – SC

Horário de atendimento na secretaria paroquial:
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 1h;
Aos sábados, das 8h às 12h.

Pároco: Pe. Frei João Bernardes Alves, OCarm.
Vigário: Pe. Frei Luiz Reinaldo Marin, OCarm.

Diácono: Diác. Gilço Antonio Batista (Emérito)

1. São Paulo Apóstolo
2. Nossa Senhora do Rosário
3. Nossa Senhora das Graças
4. Imaculado Coração de Maria

“Saco Grande” era o nome da comunidade São Domingos até o ano de 1975. Deve-se este nome à curva que o Rio Itajaí-açú apresenta naquelas imediações.

Por volta do ano de 1945, como lembram as pessoas mais idosas do lugar, começou a surgir, o interesse de, por ali, formar uma comunidade católica. A localidade já era bastante povoada e pertencia à Paróquia Santíssimo Sacramento, de Itajaí. A igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, naquele tempo, não era paróquia, mas abrigava os católicos de toda a região vizinha, em suas devoções e práticas religiosas.

São lembradas, pelo sobrenome, algumas das famílias mais antigas que moravam em São Domngos: Cardoso, Reis, Leal, Ramos, Borges, Zimmermann, Batista e Claudino.

Pelo mesmo ano de 1945, Irmã Maria Eliza, que lecionava no Colégio São José, de Itajaí, começou a dar catequese para as crianças do bairro São Domingos. A sombra de uma figueira era o local do encontro catequético. Um ano depois, a árvore foi derrubada e, em seu lugar, a fé e o dedicado trabalho daquela gente fez surgir a primeira capela do lugar, dedicada a São Domingos de Gusmão. O terreno foi doado pelo casal Eduardo Leal e Paula. Essa primeira igreja da comunidade foi abençoada e inaugurada no dia 08 de agosto de 1950. A imagem do padroeiro foi doação dos tripulantes do barco “Triunfo” e foi trazida em emocionante procissão. Sr. Hipólito Borba doou a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Sr. Manoel, capelão, responsabilizava-se pelas rezas e cantos. Pessoa muito jeitosa e dedicada, este homem chegou a montar um presépio móvel dentro da capela, que se tornou atração para pessoas de outros lugares.

O Arcebispo de Florianópolis, dom Joaquim Domingues de Oliveira, visitou a comunidade, tendo-se hospedado na casa da, então, zeladora Manoela Cardoso.

Um sacerdote vinha sempre de Itajaí para fazer o atendimento pastoral. Pe. Gilberto Luiz Gonzaga tornou-se o primeiro padre que assumiu os cuidados pastorais da nova capela. Surgiram, então, os Círculos Bíblicos, uma forma de o povo estudar e conhecer mais a Bíblia. O primeiro Círculo Bíblico foi formado por Gilso Antonio Batista e Avelina (sua esposa), José Borges, Francisco e Alice, Manoela, Vilma e Carlos Pretti. Naqueles tempos, Frei Fredolino pregou missões naquele bairro. Ainda hoje, não fica esquecido este acontecimento evangelizador. Tão intensa foi a participação do povo e tão impressionantes os seus frutos.

No ano de 1948, foi criada a Paróquia de Navegantes. Pe. Gilberto tornou-se o primeiro pároco. Pe. Valdir Staehling, Pe. Hélio da Cunha e Pe. Idonizete Krüger, sucessivamente, dali, foram também párocos. No tempo em que Pe. Alvino Broering era o pároco, a Comunidade São Domingos decidiu construir uma nova igreja. A primeira tornara-se pequena para o povo, que aumentara bastante. Além disso, a antiga igreja apresentava o desgaste de seus 43 anos.
No dia 08 de agosto de 1993, a pedra fundamental da nova capela foi abençoada. Foi construído também o salão comunitário, com salas de catequese e ambiente para encontros e promoções.

No ano 2000, o servo de Deus, Papa João Paulo II, criou a Diocese de Blumenau. A ela integrou-se a Paróquia de Navegantes, desmembrando-se da Arquidiocese. Dom Angélico Sândalo Bernardino, procedente de São Paulo, foi nomeado primeiro bispo de Blumenau, e logo criou a Paróquia Santa Luzia, dando posse a seu primeiro pároco, Pe. Paulo Luciani. A capela São Domingos passou a pertencer à nova paróquia. Pe. Agenor da Silva sucedeu Pe. Luciani. O despertar de muitas e novas lideranças, através dos Grupos de Reflexão, vai alimentando o sonho de uma Igreja reavivada, renovada e toda ministerial.

No dia 19 de agosto de 2007, solene e participada celebração eucarística presidida por Dom Angélico, elevou a capela São Domingos a igreja-matriz da nova Paróquia São Domingos de Gusmão e deu posse ao Pe. Paulo Sérgio Marques como primeiro pároco.