Criada em: 08/02/2004

3. São Daniel Comboni
4. São Judas Tadeu

Pequeno Histórico da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Indaial

No ano de 1980, Pe. Jose Bessone, então pároco da Paróquia Santa Inês, de Indaial, promoveu reunião de representantes do Bairro das Nações e do Rio Morto. Nessa ocasião, foi lançado o projeto da compra de um terreno, naquelas redondezas, para a construção de uma futura igreja. No mesmo ano, o terreno, medindo 6.105 m2 (Seis mil e cento e cinco metros quadrados), foi adquirido da proprietária Maria Pereira. As atividades pastorais, ali, começaram no ano de 1992, quando foi eleito o primeiro Conselho Administrativo, cujo coordenador foi Lírio Tomelin.

No dia 26 de janeiro de 1994, ocorreu a terceira reunião da comunidade. Nela, foi discutiu-se o planejamento das futuras construções, com destaque para a sonhada capela. No dia 14 de maio de 1994, houve a primeira festa da nova comunidade. Nessa ocasião, foi entronizada a imagem da padroeira Nossa Senhora de Fátima, doada pela família Merini. No dia 09 de fevereiro de 1998, decidiu-se construir três salas de catequese e começar a Celebração Dominical da Palavra.

Na festado ano 2001, o novo pároco de Santa Inês, Pe. Carlos Kiesewetter, presidiu a primeira missa na nova capela, ainda em obras. Como concelebrantes, fizeram-se presentes: o ex-pároco Pe. José Bessone e os padres nascidos na comunidade: Pe. Lauro Nunes, Pe. Fr. Nilo Agostini e Pe. Fr. Ângelo Luiz. Outros três sacerdotes nasceram naquela agraciada paróquia: Pe. Fr. Jose Pereira, Pe. Fr. Francisco Mafra e Pe. Fr. Mário Peixer. No mesmo ano 2001, foi celebrada a Primeira Eucaristia das crianças. A primeira celebração da Crisma aconteceu no ano de 2003.

A ata da reunião feita no dia 09 de julho de 2003 registra o assunto da construção da Casa Paroquial. A instalação da nova paróquia ocorreu no dia 08 de fevereiro de 2004, presidida pelo bispo Dom Angélico Sândalo Bernardino. Com a matriz Nossa Senhora de Fátima, à Rua das Nações, a mesma paróquia agrega a co-matriz São Francisco de Assis, situada no Bairro Carijós.

Pe. Jose Amaral Boaventura, como Administrador Paroquial e Pe. Francisco Betega, como Vigário Paroquial, ambos da Congregação dos Padres Missionários Combonianos, tornaram-se os primeiros responsáveis pela nova Paróquia, que se intitulou Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis. No ano de 2005, Pe. Pietro Bracelli foi nomeado pároco. Pe. José continua como vigário paroquial, formando equipe de animação missionária com Pe. Remo Mariani.

Texto elaborado por Pe.Raul Kestring