Criada em 18/08/2007

1. Frei Bruno Linden
2. Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Breve Histórico da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Doutor Pedrinho/SC

A história da Paróquia Nossa Senhora da Glória esteve sempre ligada à história do município de Doutor Pedrinho. A localidade começou a ser explorada entre 1910 e 1920, por três jovens sertanistas: Germano Rigo, Natal Notari e Fausto Noriller. Em seguida, italianos e seus  descendentes, vindos de regiões próximas, especialmente de Santa Maria, Tiroleses e Rodeio, começaram a estabelecer suas roças e residências no território atual de Doutor Pedrinho.

Naquela mesma década, ergueu-se a primeira capela do lugar, na região do Ribeirão Piave, hoje Rua Santa Catarina. O terreno foi doado pela família Bona e a capelinha de madeira era atendida por frades franciscanos, dos quais se destacou Frei Lucínio Korte. Esse frei tinha  devoção pessoal a Nossa Senhora da Glória e inspirou a sagração da primeira igreja da comunidade.

Doutor Pedrinho ainda não tinha esse nome e pertencia, como todo o Vale do Itajaí, ao município de Blumenau; depois, pertenceu a Timbó (1934) e, a Rodeio (1936). Nos inícios dessa década (1930), o povoamento da região se expandiu e novas capelas surgiram: Cristo Rei (Ribeirão Lima), Nossa Senhora das Candeias (Capivari) e São Paulo (Forcação). Essas capelas pertenciam ainda à paróquia de Rodeio, então subordinadas à Diocese de Joinville.

Em 1945, uma mudança importante aconteceu: a capela localizada no Ribeirão Piave foi demolida e uma igreja de alvenaria foi erguida na localidade chamada Barra do Rio Forcação, que viria a concentrar os principais comércios e serviços da vila. O terreno foi comprado de Sabino Uber e teve como oficiante o Frei Estanislau Schaette. Em 1949 a vila foi transformada em distrito e recebeu o nome de Doutor Pedrinho, em homenagem ao desembargador Pedro Silva, pai do então governador Aderbal Ramos da Silva. Nas décadas seguintes, as comunidades já existentes desdobraram-se em outras e novas capelas foram construídas: Nossa Senhora do Rosário (Alto Forcação) e Santo Antônio (Ribeirão Rigo).

Algumas mudanças administrativas também ocorreram na mesma época: o crescimento populacional do Estado fez desmembrar novas paróquias. Em 1953 foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria, município de Benedito Novo, a partir de 1961, à qual a Capela Nossa Senhora da Glória passou a pertencer. A diocese de Joinville também se desmembrou dando origem à Diocese de Rio do Sul em 1968.

Na década de 1960, a igreja de alvenaria Nossa Senhora da Glória foi demolida por apresentar rachaduras em sua estrutura. No mesmo espaço, foi erguida a nova e atual Igreja Nossa Senhora da Glória, inaugurada em 1969.

A partir desta época, embora pertencentes à Paróquia de Santa Maria, as capelas do distrito de Doutor Pedrinho se consolidaram. Havia serviços religiosos regulares e a presença constante das Irmãs Catequistas Franciscanas que trabalhavam ativamente na comunidade, especialmente na escola local.

Novas comunidades surgiram nas décadas de 1970 e 1980: Nossa Senhora Aparecida (Nova Rodeio) e São Francisco (Forcação). A comunidade Nossa Senhora da Glória polarizava a vida religiosa do distrito e, em 1989, Doutor Pedrinho tornou-se município. E, em 2000, passou a pertencer, junto com as demais comunidades católicas da região, à recém-criada Diocese de Blumenau.

Em março de 2007, a Comunidade Nossa Senhora da Glória e as sete comunidades católicas do município de Doutor Pedrinho foram elevadas à condição de Área Pastoral,  tendo como primeiro Administrador o Padre Roberto Fritzen.

E, em 18 de agosto de 2007 o então bispo diocesano de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino criou a Paróquia Nossa Senhora da Glória. O Pe. Roberto Fritzen, começou um novo roteiro de celebrações, passando de uma missa mensal para duas. Na Matriz, continuou uma celebração por semana, aos sábados, dia mais favorável para a comunidade.

Em 03 de janeiro de 2010, houve a troca de pároco, transferência do Pe. Roberto Fritzen, e posse do Pe. Henry Ordöñez Tarazona, Missionário Redentorista procedente da Colômbia, ,pondo-se a serviço da Diocese de Blumenau.

Em 06 de abril de 2013, Pe. Sergio Eduardo Campestrini foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória, substituindo o Pároco anterior, Pe. Henry Ordöñez Tarazona, que decidiu entrar em ano sabático.

Em 24 de maio de 2013, Pe. Frei Jair Roberto Pasquali, da Terceira Ordem Regular (TOR), é nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Santa Maria, Benedito Novo. Os trabalhos paroquias, porém, ficaria m a cargo do Vigário Paroquial, Pe. Sergio Eduardo.

No dia 13 de novembro de 2013, o bispo Dom José Negri, PIME, então segundo bispo diocesano de Blumenau, nomeou Pe. Sergio Eduardo Campestrini como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória, ficando inteiramente responsável pela mesma.

(Texto enviado pela Paróquia Nossa Senhora da Glória, Doutor Pedrinho)