Criada em 13/09/1997

Rua Johann Sachse, 2 700 – Salto do Norte
CEP 89 070-400 – Blumenau – SC

Expediente: De 4a feira a sábado, das 9h00 às 11h30; e de 4a feira a 6a feira, das 14h00 às 17h00.

Pároco: Pe. Ricardo Alexandre Feustel Kreutzfeld

Diáconos
Diác. Ilário Weber

1. Santo Estêvão
2. Santíssimo Redentor
3. Imaculado Coração de Maria

CELEBRAÇÕES:SEMANA SANTA 2024

– 23/03 – 18h: Com. Santíssimo. Redentor;

– 23/03 – 18h: Com. Imaculado Coração de Maria;

– 23/03 – 19h30: Com. Matriz Santo Estêvão;

– 24/03 – 9h: Com. Matriz Santo Estêvão;

– 25/03 – 19h30: Com. Matriz Santo Estêvão;

– 26/03 – 19h30: Com. Matriz Santo Estêvão;

– 27/03 – 19h30: Com. Matriz Santo Estêvão;

– 28/03 – 19h30: Com. Matriz Santo Estêvão (Adoração após a missa ate as 00h);

– 29/03 – 16h: Com. Matriz Santo Estêvão;

– 30/03 – 18h30: Com. Matriz Santo Estêvão;

– 31/03 – 9h: Com. Matriz Santo Estêvão;

Histórico

No ano de 1968, foi criada a Paróquia Santa Terezinha, no Bairro Escola Agrícola. A região do Badenfurt, Salto do Norte, Texto Salto, Itoupavazinha, até a Comunidade São Domingos Sávio, no Bairro Itoupava Central, era atendida pelos padres dessa paróquia.

As famílias católicas da região do Salto do Norte, então, frequentavam a Igreja na Capela São João Batista, no Bairro Badenfurt; a Capela São José, no Bairro Texto Salto; a Capela Santa Terezinha, no Bairro Escola Agrícola e São Domingos Sávio, na Itoupava Central.

No ano de 1972, Pe. Giulio Matheuzzi, como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Terezinha, começou a celebrar missas no Bairro Salto do Norte. Tanto a Escola Municipal Leoberto Leal como as residências das famílias eram locais, onde a comunidade se reunia para as celebrações.

A população do Salto do Norte crescia rápido por ser lugar bom de se morar. Logo começou-se a falar na necessidade da compra de terreno adequado para a construção da igreja. Essa escolha recaiu pela área ao lado da Escola. Não há registros de data desse passo da comunidade.

Chamava a atenção o número de crianças na comunidade. Por isso, foi escolhida uma catequista para preparar essas crianças para a Primeira Eucaristia, que seria celebrada na Capela do Badenfurt.

A escolha do padroeiro, um santo ou uma santa que represente o ideal cristão, a santidade, a caminhada no amor recíproco, a proteção celeste e a intercessão junto a Deus, em necessidades humanas e espirituais, foi a justa preocupação seguinte. Pe. Giulio Matheuzzi sugeriu dois santos mártires e diáconos da Igreja Primitiva: São Lourenço, diácono da Igreja de Roma, e Santo Estevão, chamado de Protomártir, isto é, primeiro mártir, após a Ressurreição de Jesus. Ele contou a história da vida dos dois. Todos os presentes optaram por Santo Estêvão.

Pe. Matheuzzi era natural da Itália e, numa das viagens que fez à sua terra e sua família, trouxe, de lá, um quadro com a pintura de Santo Estevão, pintado pelo seu pai. Este quadro, depois, ficou exposto na capela e, através dele, era honrado e invocado o Padroeiro. Por essa época, o mesmo sacerdote trouxe da Itália também uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que ficou, por uns seis meses, na casa do Sr. Walter Pereira e Da. Maura. A Mãe de Jesus, assim, ficou considerada como Padroeira. Dessa forma a Comunidade Santo Estevão pode dizer que tem padroeiro e padroeira.

Pe. Giulio permaneceu pouco tempo na paróquia. Era um sacerdote muito animado e cativava, especialmente os jovens. No mês de janeiro de 1974, ele abençoou a pedra fundamental da futura igreja. Os arquivos da paróquia guardam a ata daquele acontecimento, que leva a assinatura do mesmo padre e de muitas outras pessoas do Bairro, naqueles tempos. Pouco tempo depois, Pe. Matheuzzi despediu-se da comunidade. Veio substituí-lo, temporariamente, o Pe. Geraldo Piesik, que atendeu essa região por seis meses.

Pe. Carlos A. Kiesewetter, transferido de São Francisco do Sul, assumiu a paróquia Santa Terezinha como pároco. Ele continuou as visitas à Comunidade Santo Estevão, celebrando missas nas casas e na escola.

No ano de 1978, Pe. Kiesewetter, expressou intenção de aumentar a igreja. Pois, àquelas alturas, já era pequena para o número de famílias, que aumentava sempre mais. Além disso, a primeira construção ia atingindo os quinze anos. Aumenta-la ou reforma-la exigia mudanças profundas e dispendiosas. Optou-se, então, por construir um novo templo, adaptado às atuais exigências.

No dia 31 de outubro de 1982, Pe. Carlos e a Diretoria, em reunião, decidiram construir uma nova igreja. Para isso, havia necessidade de mais área de terra. Os terrenos dos arredores estavam em inventário, dificultando a legalização da escritura. As plantas foram encaminhadas, mediante acertos verbais, para, depois, em momento propício, resolver a questão da documentação.

Em outubro de 1984, as obras da nova construção estavam adiantadas. E no dia 13 de setembro de 1987, por ocasião da festa do Padroeiro, aconteceu a solene inauguração.

Em dezembro de 1994, Pe. Carlos recebeu um vigário paroquial, Pe. Raul Kestring, que veio morar no Salto do Norte, em acomodações adaptadas na sacristia da capela. Aliviando o trabalho do Pe. Carlos, que atendia, ao todo, quatorze comunidades, Pe. Raul passou a atender 06 comunidades do lado Norte do Rio Itajaí Açú, pertencentes à Paróquia Santa Terezinha.

No dia 13 de setembro, em solene celebração, a capela Santo Estevão, por decreto do Sr. Bispo Diocesano, Dom Orlando Brandes, tornou-se sede paroquial, isto é, Igreja Matriz Santo Estevão, agregando as comunidades atendidas pelo Pe. Kestring. Essas comunidades estavam todas representadas na celebração de instalação da nova paróquia e da posse do primeiro pároco. Eram elas: São João Batista, São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Pedro e Sagrado Coração de Jesus. A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, situada no Bairro Itoupavazinha, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Itoupava Norte, para integrar-se à nova paróquia.