Criada em 19/02/1970

8. São João Batista
9. Nossa Senhora de Fátima
10. Santa Rosa de Lima

Atendimento na Secretaria paroquial:
Terça a Sexta: 8h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00
Sábado: 8h00 às 11h00 horas.

Atendimento do Padre: Quarta- Feira – 8h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00.

PEQUENO HISTÓRICO DA COMUNIDADE PAROQUIAL SÃO ROQUE – BENEDITO NOVO

A colonização do município de Benedito Novo durou mais de 50 anos. Os primeiros imigrantes aí chegaram em 1876. O casal Benedito, estabelecido no Bairro Carijós, município de Indaial, possuía vários filhos e um deles passou a residir na localidade de Benedito Novo. Esta denominação surgiu, justamente pelo modo de designar a região onde morava o Benedito.

As primeiras famílias que habitaram o local eram de origem alemã, polonesa, italiana e luso-brasileira. Pesquisas indicam que os fundadores de Benedito Novo foram: José Maus, José Peyerl, Augusto Peyerl Grosch, Marcus Barth, Augusto Kurtz, Augusto Oliveira, José Oliveira, Manuel Duarte, Stefano Tonolli, Giovani Paternolli e Karl Schwartz.

Descendentes desses pioneiros, residentes, hoje, no vizinho município de Timbó, contam um caso interessante. Sr. Schwartz era ateu, mas, como líder, dirigia a construção da primeira capela, no ano de 1933. Foi demolida esta igreja e situava-se onde, hoje, se encontra a oficina de motos Maiochi. A esposa de Schwartz era católica. Ele doutrinou os filhos na Igreja Evangélica e, mais tarde, também na Igreja Católica.

Consta também que os próprios padres, visitando a comunidade, davam catequese às crianças.

A partir de 1970, a capela de Benedito foi elevada a Matriz, sede da Paróquia são Roque. A escolha de São Roque como padroeiro deve-se ao fato de este santoe ser considerado como protetor dos animais, contra as pestes.

Párocos que passaram pela paróquia: Pe. Frei Jairo José Beninca, Pe. Frei Alcides Finardi, Pe. Feri Luis dos Reis Pacheco, Pe. Frei Paulo Eduardo Mello, Pe. Frei José Markolonis, Pe. Frei José Assens, Pe. José Wojnar, Pe. Piotr Poszwa (da Sociedade de Cristo) e atualmente Pe. Líris Almir Negherbon.

No ano de 1995, foi comemorado o jubileu de prata da paróquia.

A partir de 1996, os padres franciscanos deixaram a paróquia. A administração paroquial e pastoral foi confiada às Irmãs Catequistas Franciscanas. O ano de 1996 marca também a construção do Centro Pastoral, espaço destinado à catequese, encontros e etc.

Atualmente, as Missões Populares”, momento forte de evangelização estão acontecendo em todas as comunidades.
A festa do padroeiro São Roque é realizada a cada ano. Na véspera (sábado), oferece-se ao povo a tradicional sopa preta, típica comida alemã (Schwartzauer).