Criada em 10/11/1968

Rua Benjamin Constant, 844 – Escola Agrícola
CEP 89 037-500 – Blumenau – SC

Pároco: Pe. Frei Antônio Silvio da Costa Júnior Ocarm.

Diác. Celito Tarnowski (Emérito)
Diác. Hélio José Martins

2. Santo Expedito
3. São Cristóvão
4. São Paulo Apóstolo

Pequeno Histórico da Comunidade Paroquial Santa Terezinha, bairro Escola Agrícola, Blumenau

Criada em 10 de novembro de 1968. Possui 4 comunidades: Matriz Santa Terezinha e as Capelas: Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão e Santo Expedito.

Histórico: No ano de 1962 foram realizadas as Santas Missões, na Capela São José, Asilo São Camilo. No final, o cruzeiro foi colocado num terreno à Rua Benjamin Constant, doado pela Prefeitura Municipal para a construção de uma capela dedicada a Santa Terezinha. Nesta época, a comunidade era atendida pelos padres franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo. Anos mais tarde, foram nomeados padres de Dom Orione para administrarem e serem os capelães do Asilo e darem atendimento à comunidade.

NO dia 10 de maio de 1968, Pe. Pedro Pellanda encaminhou requerimento à Cúria Diocesana de Joinville, solicitando a criação da Paróquia. No dia 10 de novembro do mesmo ano foi então criada e instalada a nova Paróquia Santa Terezinha, por Dom Gregório Warmeling.

Seu primeiro pároco foi Pe. Pedro Pellanda, tendo como Auxiliar o Pe. Luís Lazzaris, os quais fundaram o Lar dos Meninos, hoje, ABAM. Foram, ainda, designados para auxiliarem os Seminaristas Enemésio  e Sebastião e as Irmãs Missionárias da Caridade. No ano de 1971, como não houve entendimento entre a Prefeitura Municipal e a Congregação de Dom Orione, a mesma devolveu a administração do Lar dos Meninos e o Asilo para a Prefeitura e os padres foram transferidos de Blumenau..

Por este motivo, Dom Gregório Warmeling solicita aos padres Alberto Gritti (pároco da Paróquia Imaculada Conceição) e Júlio Mattiuzzi, o atendimento da Paróquia. No dia 01 de janeiro de 1972, Pe. Júlio assumiu-a interinamente. Em maio de 1973, o vigário interino ausentou-se, sendo nomeado Pe. Geraldo Piesik como substituto. Retornando da Itália, Pe. Júlio deu continuidade aos trabalhos de vigário interino até 2 de março de 1974.

No dia seguinte, foi enpossado Pe. Carlos Kiesewetter. Foram adquiridos novos terrenos para a construção de capelas, deu-se início à construção do salão paroquial, casa paroquial e salas de catequese. Em 26 de novembro de 1984, teve início a construção da nova Igreja Matriz, sendo que sua inauguração deu-se em 26 de novembro de 1986. Muitas capelas foram transferidas para a Paróquia Santo Estêvão, bairro Salto do Norte. Em julho de 1997, Pe. Carlos foi transferido para a Paróquia Santa Inês, Indaial.

Assumiu como pároco, Monsenhor Irineu Lückmann, transferido da Paróquia Santo Antônio, Garcia. Neste período foram feitas as seguintes benfeitorias: ajardinamento, construção da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, construção da escadaria de acesso à Matriz, melhorias na segurança do pátio e, em abril de 2001, deu-se início à reforma e ampliação da Igreja Matriz.

Párocos: Pe. Pedro Pellanda (1968-1971); Pe. Júlio Mattiuzzi (interino), Pe. Geraldo Piesik (interino), de 1972 a 1974; Pe. Carlos Kiesewetter (03.03.1974 – 06.07.1997); Mons. Irineu Lückmann (06.07.1997 – …..).

Bohn, Antônio Francisco Pe., Diocese de Blumenau, Histórico Paróquias e Comunidades, Gráfica e Editora 3 de maio, Blumenau, 2001, Pág. 136).