Criada em 17/08/2002

Rua Erwin Stein, 223 – Itoupavazinha
CEP 89 066-421 – Blumenau – SC
Fone/Whatsapp: (47) 99919-0195
E-mail: [email protected]

Pároco: Pe. Waldson José de Melo

Diáconos
Diác. Miguel Agenor Leite
Diác. Antônio Machado
Diác. Luiz Carlos Benitez

Comunidades
1. Santa Catarina
2. Nossa Senhora de Lourdes
3. São José
4. Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
5. Missão Cristo Libertador

 

HISTÓRICO DA COMUNIDADE PAROQUIAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – ITOUPAVAZINHA – BLUMENAU

No início da década de 1990, às margens da Rua Frederico Jensen, próximo à Escola Felipe Schmitt, na região Norte da cidade de Blumenau, deu-se início à organização de uma nova comunidade católica. Aquelas famílias recebiam atendimento pastoral do Pe. Carlos Adolfo Kieseweter, pároco da Paróquia Santa Terezinha, sediada no bairro Escola Agrícola, em Blumenau.

As missas, reuniões e outras atividades eram realizadas na citada Escola. Também as residências das famílias, muitas vezes, foram locais de encontro da comunidade para a participação da santa missa.

A escolha do padroeiro significou importante passo para aqueles católicos e católicas. Muitas famílias da região vieram de Belchior Alto, Município de Gaspar. Naquela localidade, das mais antigas do Vale do Itajaí, o padroeiro já era o Sagrado Coração de Jesus. É muito normal que os emigrantes levem seus valores, sua cultura. Na hora da escolha do santo padroeiro da nova comunidade da Itoupavazinha, certamente pesou esse elemento. Foi democrática essa escolha. Outros santos e santas foram propostos: Santa Luzia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Catarina. Mas a sugestão dos católicos gasparenses prevaleceu.
No dia 05 de junho de 1993, foi eleita a primeira Comissão de Assuntos Administrativos, Econômicos e Pastorais da Comunidade.

A Catequese era preocupação básica do pároco, Pe. Kiesewetter. Ir. Lucilda Buss, religiosa da Congregação das Irmãs da Divina Providência, tinha a mãe, já velhinha, morando na comunidade, e obteve licença das suas superioras para cuidar dela, na sua casa. A pedido do Pe. Carlos, ela aceitou também realizar treinamento para as futuras catequistas da comunidade.

Duas festas, em 1993 e 1994, foram realizadas nas dependências da vizinha e próxima Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Na segunda metade do ano de 1993, foi adquirido um maravilhoso terreno (14 mil metros quadrados), próximo à escola e pelo preço de 16 mil dólares. Com o dinheiro que havia em caixa e ajuda do Pe. Carlos (2 mil dólares), a quantia foi logo quitada junto ao proprietário.

No final do ano de 1994, Pe. Raul Kestring, veio auxiliar o pároco, Pe. Carlos. Morando no Bairro Salto do Norte, vinha, regularmente, atender a Itoupavazinha. Inesquecível se tornou a primeira missa que ele presidiu na comunidade. Era sábado. A missa estava marcada para as 19h30, na escola. Chovia torrencialmente. Com seu “Volkswgem” vermelho, modelo do ano 1974, ao subir a rampa que dá acesso ao pátio, quebrou-se o cabo da embreagem. Dos homens presentes, nenhum se esquivou de ajudar a solucionar o problema. Mas constatou-se que o assunto exigia mesmo uma oficina. Depois da missa, Pe. Kestring tinha uma celebração de bodas de prata matrimoniais na Capela São Miguel, no bairro Itoupava Central. Outra pessoa generosa da comunidade, com seu veículo, levou-o para lá.

Em sistema de mutirão, no chão da comunidade, foi construído um galpão para abrigar as celebrações, catequese, festas e outras promoções. A Comunidade Sagrado Coração de Jesus tinha, então, sua definitiva sede. Foi motivo de imensa alegria, quando, na segunda semana de abril de 1995, após a missa celebrada na escola, as famílias, em solene e inesquecível procissão, transladaram a bonita imagem do padroeiro para o seu lugar, para a sua casa.

No dia 03 de agosto do ano 2000, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus recebeu a primeira visita do recém-empossado bispo da nova Diocese de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino. No final da missa, foi-lhe apresentada a planta da futura capela, com o pedido de que ele aprovasse, também a intenção de edifica-la como santuário dedicado ao padroeiro. Dom Orlando Brandes, enquanto bispo da Diocese de Joinville, à qual, toda a região de Blumenau estava agregada, antes, já tinha aprovado verbalmente a construção do santuário. Alunos estagiários da FURB (Fundação Regional de Blumenau), orientados por seus professores, criaram a planta. Dom Bernardino sentou-se à mesa da sacristia e assinou o projeto, deixando também sua aprovação para erguê-lo como santuário.

No dia 17 de fevereiro de 2001, às 18h, Dom Angélico presidiu missa na Igreja Matriz Santo Estevão, no Bairro Salto do Norte, na qual Pe. Raul se despediu dessa paróquia e o Pe. Everaldo Alves assumiu-a como seu novo pároco. Sr. Bispo, nessa mesma celebração, anunciou a criação da Área Pastoral Sagrado Coração de Jesus, na Itoupavazinha, e a nomeação do Pe. Raul como seu Administrador.

Pouco depois, uma crise entre as lideranças, deixou a Área Pastoral em dificuldades. O andamento da obra estacionou e mudou-se o plano original.

No dia 17 de agosto de 2002, a Área Pastoral foi elevada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus pelo Sr. Bispo Diocesano Dom Angélico Sândalo Bernardino. Transcrevemos, em seguida, o Decreto episcopal de criação e instalação da Paróquia e de nomeação de seu primeiro Pároco.

Dom Angélico Sândalo Bernardino, por mercê de Deus e da Santa sé Apostólica, Bispo Diocesano de Blumenau – aos que esta Nossa Provisão virem, saudação, paz e bênção em Nosso Senhor Jesus Cristo – DECRETO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – ITOUPAVAZINHA – BLUMENAU – SC:

O Revmo. Pe. Raul Kestring, Administrador da Área Pastoral Sagrado Coração de Jesus – Blumenau, apresentou-nos requerimento, solicitando-nos a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com territórios desmembrados das Paróquias Santo ESTEVÃO, no bairro Salto do Norte e São José Operário, no bairro Itoupava Central.

 

Como motivo deste pedido, foi apresentado que a futura Paróquia já está funcionando há um ano e meio como Área Pastoral.

Tendo ouvido o parecer favorável do Conselho Diocesano dos Presbíteros, pelo presente Decreto, criamos a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Itoupavazinha, na cidade de Blumenau.

 

Para conhecimento e orientação de todos, declaramos que ficam pertencendo à nova paróquia todos os moradores abaixo delimitados:
Ao Norte: divisa entre os Bairros Itoupava Central e Itoupavazinha;
Ao Leste: Ribeirão Itoupava;
Ao Sul: divisa entre os Bairros Itoupavazinha e Salto do Norte, com uma linha reta traçada até a ponte sobre o Ribeirão Salto do Norte, à Rua Henrique Mete, e em seqüência, outra linha reta desta mesma ponte até a coincidência da Rua Philipp Bauler com a Rua Werner Duwe (asfalto para Pomerode);

Ao Oeste: divisa entre os Bairros Texto Salto e Itoupavazinha e divisa entre os Municípios de Pomerode e Blumenau.

 

Com muita solicitude, a Paróquia deve ser centro evangelizador, anunciando a BOA NOVA de Jesus, com novo vigor, novos métodos e novas manifestações!
Dado e passado na Cúria Diocesana de Blumenau, sob o Nosso Sinal e Selo de Nossas Armas, aos 17 de agosto de 2002. 
Blumenau, 17 de agosto de 2002.
(Assinam este Decreto:) Dom Angélico Sândalo Bernardino – Bispo Diocesano e Diácono Vilson Tarcísio Caglioni – pelo Chanceler.
(Foi registrado este documento na) Cúria Diocesana de Blumenau: L. 1, n. 446 – Blumenau, 17/08/2002. 
PROVISÃO DE NOMEAÇÃO DO PRIMEIRO PÁROCO:
DOM ANGÉLICO SÂNDALO BERNARDINO, POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA, BISPO DIOCESANO DE BLUMENAU – Aos que esta nossa Provisão virem, saudação, paz e bênção em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fazemos saber que, em cumprimento de Nossa missão, consideramos os costumes, a piedade e demais qualidades que ornam o sacerdócio do Remo. Pe. Raul Kestring, e o tornam idôneo para assumir a pastoral de uma comunidade. Por isso:
Havemos por bem, pela presente Provisão, nomeá-lo Pároco da Comunidade de Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Blumenau. Cargo que exercerá até 17 de agosto de 2008 ou até mandarmos o contrário.
Recomendamos aos seus cuidados todas as organizações de adultos, adolescentes e crianças que constituem a comunidade paroquial: a matriz e as capelas, a quem servirá em reuniões, pregações e catequeses, não apenas o pão árido de uma palavra sem vida, mas palavras de verdade, vivificadas pelo esplendor e dignidade de sua vida realmente sacerdotal.
Para facilitar uma missão de tanta responsabilidade, lhe concedemos todos os poderes que o Código do Direito Canônico e Faculdades especiais da Santa Sé Nos permitem subdelegar.
Recomendamos as orações, a consideração e o respeito de todos os paroquianos ao Pastor de sua comunidade.
Aos seus cuidados paroquiais recomendamos ainda a administração serena e segura dos bens patrimoniais diocesanos.
Dada e passada na Cúria Diocesana de Blumenau, sob Nosso Sinal e Selo de Nossas Armas, aos 17 de agosto de 2002.
(Assinam este documento): Dom Angélico Sândalo Bernardino – Bispo Diocesano e Diácono Vilson Tarcisio Caglioni – pelo chanceler.
(Foi registrado este documento na) Cúria Diocesana de Blumenau, L. 1, n. 447, Blumenau, 17/08/2002.
Texto elaborado por Pe. Raul Kestring

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário