Criada em 27/08/2008

Administrador Paroquial: Pe. Márcio Fernandes de Oliveira

Diáconos
Diác. Carlos João Peyerl
Diác. Orlando Georg (Emérito)

1. Santo Antônio
2. Nossa Senhora de Fátima

PEQUENO HISTÓRICO DA COMUNIDADE PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – ÁGUA VERDE – BLUMENAU

No bairro Água Verde, cidade de Blumenau, a história da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, começou exatamente no dia 19 de fevereiro de 1984. Naquele dia, uma comissão pró-construção do Bairro se reuniu na Escola Oscar Unbenhaun. Presentes estavam muitos moradores do lugar e o Pe. Valdir Müller, então pároco da Paróquia Cristo Rei (Velha), à qual cabia o cuidado daquelas imediações.

Por aquele tempo, Sr. Artur Wagner, havia doado área de terra para a construção da igreja. O local e o terreno foram julgados apropriados para a finalidade. Uma comissão de dez casais, moradores do bairro, foi escolhida para assumir o encargo de mobilizar a comunidade, em vista da esperada edificação da capela.

Numa missa do mês de abril de 1984, por votação das famílias presentes, foram propostos nomes de santos que poderiam ser padroeiros da nova comunidade. A escolha recaiu sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No dia 10 de maio do mesmo ano, graças ao trabalho da comissão, era iniciada a construção de um galpão para as missas, reuniões e promoções comunitárias.

No dia 10 de fevereiro de 1985, solene missa abençoava e inaugurava também a primeira capela. A esta festa, compareceu também o então Prefeito Dalto dos Reis. Na mesma ocasião, Sr. José Edésio Reis recebeu o envio para exercer o ministério extraordinário de Eucaristia.

Em outubro do mesmo ano, nos dias 12 e 13, ocorreu a primeira festa em honra da Padroeira, na recém-construída capela. Surpreenderam o apoio e a participação daquele povo e, consequentemente, o bom resultado.

No dia 02 de abril de 1989, Pe. Pedro Bastos foi nomeado novo pároco da Paróquia Cristo Rei.

E, nas missas do dia 01 de dezembro de 1990, Pe. Pedro comunicou que a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pertenceria à Paróquia Imaculada Conceição, da Vila Nova. No início de 1992, a mudança se efetivou.

Firmara-se a comunidade católica no bairro Água Verde. Boas lideranças e participação das famílias prometiam organização e crescimento. Uma capela maior e mais apresentável no bairro foi pensada e planejada.

Sob a orientação do novo pároco de Nossa Senhora Imaculada Conceção, Vila Nova, Pe. João Bandoch, no dia 11 de julho de 1992, realizou-se a festa da Padroeira, na qual foi abençoada a pedra fundamental da nova capela. Em janeiro de 1993, foi adquirida nova área de terra, ao lado da igreja. Em agosto de 1993, começou a ser erguida a nova capela.

No dia 13 de julho de 1997, Pe. João Bachmann foi nomeado pároco da Paróquia da Vila Nova. Consequentemente, passou a cuidar também da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na data de 27 de agosto de 2008, por Decreto do primeiro bispo da Diocese de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino, a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Água Verde, foi elevada a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A ela foram agregadas as comunidades: Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio.

Os membros da comunidade não esquecem os pioneiros. Preservam sua memória e, por sua vez, perpetuam o testemunho de fé, coragem e perseverança.

Párocos: Pe. Paulo Barbosa de Araújo; Pe. Everaldo Alves; Administrador Paroquial Pe. Marcio Fernandes de Oliveira.

(Texto de Pe. Raul Kestring)