Criada em 25/02/1999

5. São Domingos Sávio
6. Santa Filomena
8. Santíssima Trindade

PEQUENIO HISTÓRICO DA COMUNIDADE PAROQUIAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO – BAIRRO ITOUPAVA CENTRAL – BLUMENAU

Pe. Otávio Mafezzoli, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Itoupava Norte, Blumenau, na década de 1970, atendia todo o Bairro Itoupava Central, Fidelis e Vila Itoupava. A capela São Miguel Arcanjo, próximo à Polícia Federal, era a comunidade mais antiga e mais organizada da região. Com sua Diretoria, o pároco resolveu começar uma nova capela no centro das Itoupavas. Era grande a distância da Matriz da Itoupava Norte até a comunidade São Miguel Arcanjo. No trajeto, não havia igreja católica.

Procuraram local adequado e encontraram uma área verde da Prefeitura, à Rua Carl Detmer, numa encosta de morro, um pouco retirado da estrada geral. Logo que as famílias ficaram sabendo do plano do padre, deram total apoio. Alguns membros da futura comunidade se dispuseram a colaborar para o encaminhamento do projeto. Entre esses voluntários, destacaram-se Isidoro Bressanini, Fernando Wayers e Paulo Brodzinski.

Outras áreas de terra, aos poucos, foram sendo adquiridas e anexadas ao primeiro. Artur Sasse, Artur Detmer e Thomaz Lobaski foram os vendedores.

Foi aplainado o chão. Logo em seguida foi marcada a primeira missa no local para o dia 01 de maio, Dia do Trabalhador ou Dia de São José, Padroeiro dos trabalhadores. As famílias da redondeza compareceram em massa. O Prefeito Renato Viana foi convidado e não pode estar presente, mas fez questão de fazer-se representar pelo seu Secretário de Finanças, Dalto dos Reis.

O projeto da futura capela estava dando certo. Elegeu-se, então, a primeira Diretoria, que ficou assim composta: João Schork, Antenor Cechinel, Miguel Nunes, Álvaro Klabunde, Orlando Genoin, Mário Loer, Moacir Cagliani, Osmar Schwambach e Isidoro Bressanini.

O padroeiro São José Operário foi escolhido, primeiro porque a primeira missa, ali, foi celebrada no Dia do Padroeiro dos Trabalhadores, São José Operário. Segundo, porque as famílias residentes no Bairro eram, na sua maioria, operários/as.

As primeiras festas populares da nova comunidade foram realizadas na capela São Miguel Arcanjo. O galpão, embora construído com capricho no novo chão, não oferecia condições para tais eventos, pois era pequeno e servia só para as celebrações e reuniões. Nos domingos em que não havia missa, os Ministros Extraordinários da Comunhão, Sr. Ivo Vendrami e Jaime Schmidt presidiam a Celebração Dominical da Palavra.

Até 1983, a Catequese funcionou na Escola Emílio Baumgarten, próxima ao lugar da futura capela. Em 1984 foi iniciada a catequese no galpão da comunidade. Sra. Nadir Schork foi a primeira catequista. Seguiram-lhe Darci Moennich e as recém-crismadas Márcia Doerlitz, Luciana Schroeder, Luciana Schmidt, Vivian Schmidt e Gilmara dos Santos.

No dia 07 de março de 1999, a Capela São José Operário, por decreto de Dom Orlando brandes, bispo diocesano de Joinville, tornou-se Igreja Matriz. A nova paróquia desmembrara-se da Paróquia-Santuário Nossa Senhora Aparecida. Abrangia os Bairros Fidelis, Itoupava Central e o Distrito de Vila Itoupava.

Párocos e Vigários Paroquiais da Paróquia São José Operário, Itoupava Central, Blumenau
1. Pe. Antonio Carlos Monteiro Pereira
2. Pe. Fidelis Bittencourt
3. Pe. Pedro Amaraí Alves da Silva, OAD