Criada em 11/10/2013

Diác. Mário José Wecker

1. Nossa Senhora da Imaculada Conceição
2. Nossa Senhora de Fátima

Os inícios da Comunidade Eclesial Nossa Senhora Aparecida, no Bairro dos Estados, à Rua Pérola, em Timbó, remontam à década de 1980, quando, na Escola Hugo Roepke, já havia missa mensal e catequese para as crianças.

No dia 5 de fevereiro de 1984, tido como data de fundação da comunidade, um grupo de famílias reuniu-se na citada escola e foi eleita a primeira diretoria. Cabia-lhe a tarefa de encaminhar os trabalhos da construção de uma capela no bairro, então, denominado Araponguinhas. Sr. Ivens Manfrini tornou-se o primeiro coordenador das atividades, encargo que exerceu com dedicação até 1993.  A Paróquia Santa Terezinha, à qual pertencia aquela região, num certo momento, comprou adequada área de terra. Foi feito cadastramento das famílias da comunidade, mas a caminhada prosseguia muito lentamente.

Uma injeção de ânimo e coragem foram as missões populares redentoristas, em julho de 1990. A comunidade participou maciçamente, durante toda uma semana de palestras, encontros e celebrações, realizadas pelos padres Elmar e Paulo, na escola da localidade. A demora da construção da Igreja foi cobrada pelos missionários. No dia do encerramento das missões, um domingo de tarde, em inesquecível procissão, a comunidade dirigiu-se ao local da igreja e, ali, plantou uma cruz. “Esta cruz é para lembrar a toda a comunidade o compromisso de, quanto antes, construir a capela” – disse Pe. Elmar.

O nome da padroeira havia sido anteriormente sugerida pelo pároco, Pe. Leopoldo Jareck. No dia 19 de julho de 1990, uma reunião geral e extraordinária dos membros da comunidade, recordou os passos da caminhada e os sonhos de todos. Sr. Horácio Cristofolini, membro da coordenação paroquial, animava muito as famílias.

Uma nova equipe de coordenação da comunidade foi eleita no dia 10 de outubro de 1993. Sr. Valdecy Tomás assumiu a coordenação. Os trabalhos foram retomados com otimismo. O terreno necessitava de bom aterro, pois a área era baixa e umedecida. Além disso, naquele mesmo ano, uma enchente alagou todo o bairro, e não poupou o terreno da igreja, trazendo mais dificuldades para a obra. Pe. André, neste tempo, era pároco. Ao lado de Sr. Valdecy, reanimou a comunidade para, executar o importante projeto no mesmo local. Por causa dos possíveis alagamentos, optou-se por erguer a construção em dois pisos.

Muitas outras lideranças e colaboradores, cujos nomes, todos, não caberiam neste espaço, deixaram sua marca de fé e amor a Jesus e à sua querida Mãe Aparecida, no templo e na comunidade a ela dedicados. A caminhada continua, com muitas atividades, inclusive os conselhos e as pastorais, agora, sob a animação dos Padres Carlão e Nicolas.

No dia 11 de outubro de 2013, por Decreto de Dom José Negri, então bispo diocesano de Blumenau, a Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro dos Estados, tornou-se Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida. Agregaram-se à nova Paróquia as comunidades eclesiais Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Imaculada Conceição.

No dia 11 de outubro de 2023, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida celebrou solenemente a primeira década da sua história. Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano de Blumenau, presidiu a inesquecível celebração eucarística.

Párocos: Pe. Ricardo Alexandre Feustel Kreutzfeld (2013-2019); Pe. José Cardoso Bressanini (03/11/2019-17.02.2024); Pe. Marcio Ricardo Friedrich (17.02.2024 – atual).

Texto: Pe. Raul Kestring