Criada em 25/04/1861

14. Santo Antônio
15. São Brás

PEQUENO HISTÓRICO DA COMUNIDADE PAROQUIAL SÃO PEDRO – GASPAR

O primeiro pároco da Paróquia São Pedro, de Gaspar, foi Pe. Francisco Alberto Gattone, diocesano, alemão de nascimento. Ele chegou a Belchior em 1860. Hospedou-se na casa de Nicolau Deschamps até 1867.

A freguesia de São Pedro Apóstolo, como então era chamada a paróquia, foi criada no dia 25 de abril e instalada solenemente aos 23 de julho de 1861. Neste ano foi construída uma tosca capelinha em Belchior Baixo, que serviu de Matriz por alguns anos.
A Segunda Igreja em Gaspar – Em julho se inaugurava a igreja-matriz no mesmo local da de hoje. As medidas eram de 30 por 60 palmos (!), de madeira, com paredes de barro, coberta de tabuinhas lascadas e com torre de madeira.

Os construtores – Posteriormente esta igrejinha foi substituída por outra maior, em alvenaria, que durou até 1942, quando foi demolida para dar lugar à atual Esta majestosa igreja foi construída no tempo de Pe. Frei Godofredo, de Pe. Frei Jacinto e de outros frades. Muitos homens, especialmente que trabalharam nesta construção ainda vivem em nosso meio, com o orgulho nas mãos e no coração.

Última missa – Aos dez de dezembro de 1942, Dom Daniel Hostins, bispo de Lages e natural de Gaspar, celebrou a última missa na igreja que ia ser demolida.

A atual e imponente igreja – Em agosto de 1942, iniciou-se os serviços de escavação do morro para ampliar a área, em vista de uma igreja maior. O morro foi rebaixado aproximadamente seis metros. A retirada da terra era manual, com carrinhos de mão ou puxados a carroça de cavalos. Cada comunidade dirigida por um líder, requisitava os homens, carroças e ferramentas para o trabalho. Todos vinham com muita alegria e fé. Conta-se que havia um valo entre a casa paroquial e a antiga igreja; uma pequena ponte permitia a passagem sobre ele.
Aproveitamento – Aos 18 de março de 1943 se iniciou o transporte das pedras talhadas da Bela Vista para Gaspar. Destinavam-se aos fundamentos. Tijolos da antiga igreja foram aproveitados no piso da nova. O altar ainda hoje é o mesmo da igreja anterior. Também algumas imagens são as mesmas.
O cemitério que estava atrás da antiga igreja foi transferido, em 1944, para a Rua Brusque. Todas as celebrações foram passadas para o salão Cristo Rei. Muitos foram batizados, receberam a primeira comunhão ou casaram no salão. A partir de 1948, as missas dominicais e casamentos passaram a ser oficiados na nova igreja.

A bênção e consagração da bela Matriz de São Pedro Apóstolo foi presidida por Dom Inácio Krause, bispo de Joinville, aos 03 de maio de 1956. Neste ano de 2001, celebra-se 140 anos da criação da Paróquia São Pedro Apóstolo e também os 100 anos da morte do Pe. Gattone.

(Este relato foi elaborado pelo Pe. Frei Benjamim Berticelli, OFM)