Criada em 28/02 /1999

Rua José Reuter, 617 – Velha Grande
CEP 89 046-000 – Blumenau – SC
Fone (47) 3330 0208
E-mail: [email protected]

Pároco: Pe. José Carlos de Lima 

Comunidades
1. Nossa Senhora Aparecida
2. São Pedro
3. Santa Bárbara
4. Nossa Senhora de Fátima

 

Histórico da Paróquia Santa Cruz, Blumenau

Criada em 28 de fevereiro de 1999. Possui 5 comunidades: Matriz Santa Cruz e a Capela São Pedro. Em formação: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Santa Bárbara.

Pe. Lauro Nunes, pároco da Paróquia Cristo Rei (Blumenau) apresentou à Cúria Diocesana de Joinville um requerimento, solicitando a criação de uma nova Paróquia no bairro Velha Central, desmembrada integralmente da Paróquia Cristo Rei.

Os motivos apresentados eram os seguintes: 1) o populoso bairro da Velha Central necessitava sempre mais de uma assistência religiosa permanente; 2) o bairro possuía vida pastoral independente, com assistência religiosa aos sábados e domingos; 3) a religiosidade do povo demonstrava ser sólida e profunda, requerendo uma assistência sempre mais atuante; 4) a existência de uma nova igreja, possuindo condições de ser Matriz e projeto da moradia do pároco; 5) a existência de terrenos escriturados para a construção de outras dependências necessárias para o desenvolvimento da nova paróquia; 6) condições viáveis de sustento da organização paroquial.

Diante do exposto, tendo em vista o bem espiritual do povo, levando em consideração o parecer dos sacerdotes da Comarca Pastoral de Blumenau, o voto favorável da comunidade e depois de ter consultado o Conselho Presbiteral da Diocese, Dom Orlando Brandes, bispo diocesano de Joinville, resolveu criar a erigir canonicamente a nova Paróquia Santa Cruz, na cidade de Blumenau, aos 28 de fevereiro de 1999. Ficava, assim, a Igreja Santa Cruz constituída em Igreja Matriz da nova Paróquia.

Para conhecimento de orientação de todos, ficavam pertencentes à nova Paróquia os moradores delimitados pelos seguintes limites: Ao Norte com a Paróquia Santa Teresinha (Escola Agrícola), na localidade denominada Morro do Macaco, bem como com a Paróquia Imaculada Conceição (Vila Nova), no final da Rua Johann Hoffmann. A Oeste, com a Paróquia Santa Inês (Indaial), coincidindo com os limites municipais, no final da Rua José Reuter. Ao Sul, com a Paróquia Santa Isabel (Garcia-Jordão), no final das Ruas Hermann Kratz e Transviana. A Leste, com a Paróquia Cristo Rei (Velha), na altura da Rua Itororó, transversal das Ruas Governador Jorge Lacerda, número 2365, e Caçadores, número 2356.

O Decreto de Criação da Paróquia Santa Cruz recebeu registro sob o número 199 e registrado no Livro 14 de Protocolos da Cúria Diocesana de Joinville e foi assinado por Dom Orlando Brandes, bispo diocesano, e pelo Mons. José Chafi Francisco, Chanceler do Bispado.

Párocos: Pe. Pedro Rodrigues de Bastos (1999-….);

(Bohn, Pe. Antônio Fdancisco, Diocese de Blumenau – HIstórico Paróquias e Comunidades, Gráfica e Editora 3 de maio, Blumenau, 2001, pág. 175)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário