Criada em 28/07/1970

Fone (47) 3323 2901/3323 2640

Site: https://www.imaculadabnu.org.br/

Administrador Paroquial: Pe. Hélio Francisco Vrech

Diác. Artur Grosch (Emérito)
Diác. Luis Joaquim Voltolini

1. São Lourenço

Programação Semana Santa – 2024
Paróquia Imaculada Conceição
Vila Nova – Blumenau

23 de Março – Sábado de Ramos
18hs – Bênção de Ramos e Missa na Matriz Imaculada Conceição (Coleta da Campanha da Fraternidade)

24 de Março – Domingo de Ramos
9hs – Bênção de Ramos e Missa na Matriz Imaculada Conceição.
(Coleta da Campanha da Fraternidade)
19hs – Bênção de Ramos e Missa na Matriz Imaculada Conceição (Coleta da Campanha da Fraternidade)

25 de Março – Segunda-feira Santa
6hs – Missa pelas Almas – Matriz Imaculada Conceição

CONFISSÕES MATRIZ IMACULADA
18:00 – até a hora que tiver pessoas.

27 de Março – Quarta-feira Santa
19:30 – Novena Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na Matriz Imaculada Conceição.

28 de Março – Quinta-feira Santa
10hs – Missa do Crisma (Santos Óleos) na Catedral São Paulo Apóstolo
19:30 – Missa da Ceia do Senhor (lava-pés) e guarda do Santíssimo Sacramento até a meia noite, na Matriz Imaculada Conceição.

Escala para a guarda ao Santíssimo:
21:00 às 22:00 – Apostolado da Oração / Irmandade / Catequese / Clube de Mães / Dízimo / Grupo Reflexão
22:00 às 23:00 – Terço das Famílias / Ministros / Servas de Maria / Liturgia / Curso de Noivos / Curso de Batismo
23:00 às 24:00 – Movimento de Irmãos Lareira / Jovens

29 de Março – Sexta-feira Santa
Dia de Jejum, abstinência de Carne e Oração
Durante todo o dia você é convidado a trazer a sua cruz até a Igreja

9hs – Via-Sacra, na Matriz Imaculada Conceição.
15hs – Celebração da Paixão do Senhor, Adoração da Cruz e Comunhão, na Matriz Imaculada Conceição.
19hs – Procissão do Senhor Morto Matriz Imaculada Conceição (Teremos venda de Velas)

30 de Março – Sábado Santo
18hs – Missa da Vigília Pascal, Matriz Imaculada Conceição.
(Teremos venda de Velas)

31 de Março – Domingo de Páscoa
9hs – Missa da Ressurreição Matriz Imaculada Conceição
19hs – Missa da Ressurreição Matriz Imaculada Conceição

FELIZ PÁSCOA
Padre Hélio Francisco Vrech

Pároco

—————————————————————————————————————————————————————————–

Uma missa presidida por Pe. Frei Braz Reuter, então pároco da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, em Blumenau, Centro, marcou a fundação da comunidade católica da Vila Nova, um bairro da mesma cidade. Sr. Blásio Wanka cedeu sua casa, situada à Rua Joinville, s/n, para o evento que se realizou na data de 08 de dezembro de 1964. O objetivo do ato religioso consistia no lançamento de uma campanha de donativos, com a finalidade de adquirir terreno apropriado para a construção de uma igreja.

No dia 26 de junho de 1966, foi rezada a primeira missa no almejado terreno, já definido e adquirido. Na mesma ocasião, foi erguida uma cruz, marcando a primeira cerimônia religiosa da nascente comunidade católica.

No dia 09 de agosto de 1970, foi criada e instalada, ali, a Paróquia de mesmo nome. Na mesma ocasião, Pe. Alberto Griti foi empossado como primeiro pároco.

No dia 16 de maio de 1971, foi rezada missa solene de bênção da pedra fundamental da nova igreja. No dia 20 de janeiro de 1974, Pe. Geraldo Piesik sucedeu Pe. Griti na orientação da paróquia, como pároco. Em junho de 1986, Pe. Carlos Kiesewetter assumiu a paróquia, como pároco, substituindo Pe. Piesik. E no dia 14 de fevereiro de 1988, Pe. João Bandoch tornou-se o pároco de Nossa Senhora Imaculada Conceição, da Vila Nova, até 13 de julho de 1997. Pe. João Bachmann sucedeu-lhe. Pe. Jorge Figueiredo, no mês de agosto de 1998, foi designado pelo bispo Dom Orlando para exercer o cargo de Vigário Paroquial da Vila Nova. O atendimento pastoral era feito também a outras duas comunidades: São Lourenço, situada à Rua Frei Estanislau Schaette e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à Rua Garopaba, bairro Água Verde. Outros párocos da paróquia: Pe. Jorge Figueiredo, Frei Edgar Weist e Pe. Wanderlei Kraisch.

No espírito de uma pastoral urbana, a Paróquia sempre esteve voltada para a implantação, manutenção e evolução das Pastorais e Movimentos existentes na Diocese. A ação social da paróquia já existia desde a sua fundação. Ultimamente, esse serviço pastoral ganhou desenvolvimento substancial. Uma Cozinha Comunitária oferece refeições aos carentes da cidade. O número de freqüentadores da Cozinha ia surpreendendo pelo seu crescimento. Por isso, no início do ano de 2002, esse importante projeto assistencial ganhou do governo estadual um local mais apropriado, um prédio situado à Rua Almirante Tamandaré. Aí, depois da reforma do edifício, foi instalado o Albergue “Bom Pastor”, destinado também a pernoite temporário de mendigos, andarilhos e outros carentes, de passagem por Blumenau. Atualmente, são servidas, em média, 350 a 400 refeições diárias. Além disso, são distribuídos sacolões de mantimentos, roupas, calçados, produtos de higiene pessoal e pães produzidos na própria padaria. Tudo é fruto da generosidade de pessoas e empresas parceiras do projeto assistencial. Igualmente, os diversos serviços na Cozinha e no Albergue são desempenhados por voluntários e voluntárias. É admirável o número de pessoas que, voluntariamente, se dedicam aos diversos projetos evangelizadores.

Existem também outras pastorais e movimentos na paróquia, de suma importância, tais como: PASTORAL VOCACIONAL, PASTORAL FAMILIAR, PASTORAL LITÚRGICA, PASTORAL DA JUVENTUDE, PASTORAL DO DÍZIMO, CATEQUESE DE PRIMEIRA EUCARISTIA, CRISMAL, BATISMAL E NOIVOS, GRUPOS DE REFLEXÃO, RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC), APOSTOLADO DA ORAÇÃO, MOVIMENTO LAREIRA, CLUBE DE MÃES.