Criada em 04/01/1977

E-mails: [email protected]

Facebook: Facebook/paroquiasantoantonio

Pároco: Pe. Lauro Mittelmann

Diác. Francisco Fistarol (Emérito)
Diác. Hilário Teixeira

1. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
2. Sagrado Coração de Jesus
3. São José

Informações: Facebook/paroquiasantoantonio

PEQUENO HISTÓRICO DA COMUNIDADE PAROQUIAL SANTO ANTONIO – GARCIA – BLUMENAU
Desde 1968, os padres que atendiam o bairro Garcia, região Sul da cidade de Blumenau, manifestavam preocupação com a falta de um atendimento pastoral mais intenso naquela e povoada imensa região. Era urgente encontrar um terreno, nas imediações do 23o. B.I. (Batalhão de Infantaria) para a construção de uma igreja.

No ano de 1874, esse anseio começou a tornar-se realidade. O povo convidava os padres para celebrar missa na Sociedade Recreativa Centenário e nas casas.

Nessa época, Pe. Silvio Tron, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, autorizou a formação de uma comissão que se encarregasse de encontrar um local adequado para sediar uma comunidade católica. Compuseram essa comissão: Sra. Angelina Hanck, Sr. Mansueto Tontini e Sr. Hilberto Zendron.
O Cine Garcia apareceu como a melhor opção para iniciar a caminhada de Igreja no grande bairro. Corajosamente, a comissão e o Pe. Tron, apoiados pela Matriz São Paulo Apóstolo e pela Igreja Santa Isabel, fecharam a compra do Cine. Cinqüenta por cento do preço, foi dado no ato fechamento do negócio. O restante ficou para ser pago em duas prestações anuais. Parte desta dívida e das respectivas prestações, foram quitadas pela Paróquia Nossa Senhora da Glória. Foram espalhados carnês de contribuições espontâneas por todas as ruas. Depois, esses carnês foram convertidos em carnês de Dízimo.Festas realizadas no pátio do Cine Garcia ajudaram muito no pagamento total da dívida.
No ano de 1976, Pe. Silvio, após tanto lutar para o surgimento dessa comunidade, resolveu voltar à Itália, sua terra natal.Em novembro do mesmo ano, o bispo diocesano de Joinville, Dom Gregório Warmeling, desmembrou a comunidade Santo Antonio das comunidades que hoje pertencem à Paróquia Santa Isabel e da Paróquia Nossa Senhora da Glória E convidou Pe. Miguel Rossetto, então coordenador de pastoral da diocese de Rio do Sul, para assumir a comunidade Santo Antônio, que havia sido declarada como Área Pastoral, ou, Quase-Paróquia, como diz o Direito Canônico. Se tivesse um sacerdote para esta região, o bispo já teria declarado Paróquia em janeiro de 1977.

O espaço do Cine Garcia ficou pequeno para o afluxo de fiéis às celebrações, exigindo a construção de um espaçoso galpão provisório. Em junho do mesmo ano de 1977, em solene celebração, presidida por Dom Gregório e concelebrada por Dom Carlos Schmit, bispo residente em Blumenau, e Pe. Miguel, a pedra fundamental da futura igreja foi abençoada. Com esta celebração, Dom Gregório quis também render graças a Deus pelo jubileu de ouro da Diocese de Joinville.

Pe. Silvio Tron, em junho de 1978, retornou da Itália e permanecendo na paróquia Santo Antonio como vigário paroquial. Atendia, especialmente a área de Santa Isabel, preparando as estruturas da futura paróquia. No ano de 1982, retornou definitivamente para a Itália.

A igreja de Santo Antonio, mesmo inacabada, já acolhia os fiéis para as celebrações. Mas, no de 1979, a obra foi interrompida para encaminhar outra necessidade urgente: a construção do Centro Catequético, atrás da igreja.

No ano de 1982, foi terminada a igreja. Começou-se, então, as negociações para a compra do terreno, onde, hoje, se situam salões, ginásio de esportes, secretaria, depósito e casa paroquial.

Terminadas as construções e liquidadas todas as dívidas, Pe. Rossetto, no final do ano 1984, pediu ao bispo para deixar a paróquia. Pe. Irineu Lückmann substituiu-o.
À Paróquia Santo Antonio pertencem as seguintes comunidades: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rua Engenheiro Odebrecht, Garcia), Sagrado Coração de Jesus (Vila Iná, Bairro Valparaíso), São José (Alto Zendron, Bairro Valparaíso).

Pe. Silvio Tron iniciou a Paróquia Santo Antonio. Pe. Miguel Rossetto foi seu primeiro pároco; Monsenhor Irineu Lückmann, segundo pároco; Pe. José Bessone, terceiro pároco, Pe. José Carlos de Lima, quarto pároco, e Pe. Lauro Roque Mittelmann, atual pároco.