Criada em 19/10/2008

6. Nossa Senhora das Graças
7. São Francisco de Assis

Histórico

A Comunidade Eclesial Santo Antonio, no bairro de mesmo nome, aprazível recanto da cidade de Piçarras, nos inícios do século XX, povoava-se de laboriosas e devotas famílias católicas. As orações à Trindade, a Nossa Senhora, aos santos, constituíam-se em importantes e freqüentes momentos da vida daqueles pioneiros e pioneiras.

Novenas eram realizadas na casa do Sr. Francisco José Carvalho. Sr. José Inácio desempenhava a função de capelão. Liderava as rezas e iniciava os cantos. Uma esteira era estendida ao chão no local da oração.

Sra. Anita Ricardo, assídua participante dos encontros da comunidade, certo dia, em pagamento de uma promessa, trouxe a imagem de Santo Antonio. A partir de então, o “santo casamenteiro”, mais do que admiração, entre aquelas devotas famílias, ganhou preferência de padroeiro e protetor.

Transcorriam os anos da década de 1930. A região de Piçarras pertencia à Paróquia Santíssimo Sacramento, de Itajaí. Por este tempo, com a devida aprovação, Sr. José Francisco Carvalho construiu uma primeira capelinha, dedicada ao padroeiro Santo Antonio. As orações e festas, assim, tornaram-se mais freqüentes e participativas. Ofertavam-se massas em forma de braços, pernas, como pagamento de promessas. As devotas famílias traziam como ofertas espontâneas, para que fossem arrematadas nos bingos e rifas, em vista de, ali, um dia, construir uma igreja maior.

No dia 30 de junho de 1958, ao lado da antiga capelinha, encontrava-se em fase conclusiva a estrutura do novo templo. Marcado pela simplicidade, mas com muita harmonia, representava o edifício espiritual que, desde os inícios aquela gente de fé católica ia erguendo naquela localidade.

Por esse tempo, Dom Afonso Niheues, Arcebispo de Florianópolis, em inesquecível ocasião, visitou a nova capela.

Vinte anos mais tarde, em 1978, a Igreja foi novamente modificada, revigorada. O crescimento da comunidade exigia também novas e mais amplas acomodações para o povo. Por isso, logo, em seguida, foram construídas salas de catequese e o salão de encontros e atividades comunitárias.

Os padres da Comarca Pastoral de Navegantes, em sintonia com o Bispo Dicesano de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino, reconheceram na Comunidade Eclesial Santo Antonio as necessárias condições para tornar-se sede de futura paróquia. No ano de 2007, então, retomou-se a construção da casa paroquial. E no dia 19 de outubro de 2008, em solene Celebração Eucarística, Dom Angélico instalou oficialmente a Paróquia Santo Antonio, em Piçarras e deu posse ao primeiro pároco, Pe. Fabian Marcelo Capistrano. Na mesma ocasião, elevou a Capela Santo Antonio à condição de Igreja Matriz.

Só Deus sabia que a antiga esteira do Sr. José Francisco Carvalho, um dia, assim, floresceria. Quase mil famílias, ali, hoje, caminham na fé, sob a intercessão e o exemplo do glorioso Santo Antonio, rumo às promessas de Deus-Amor.

Histórico elaborado pelo Pe. Raul Kestring, com base em dados recolhidos entre as lideranças da comunidade paroquial Santo Antônio