Criada em 03/02/1999

Diác. André Luiz Seibel

1. São Francisco
2. Santa Bárbara

A Paróquia Imaculada Conceição, no Bairro Bela Vista, município de Gaspar, foi criada e oficialmente instalada no dia 03 de fevereiro de 1999. No mesmo dia, Pe. Miguel Rossetto tomou posse como primeiro pároco. Para formar a paróquia, foram desmembradas três comunidades da Paróquia São Pedro, de Gaspar.

O início da comunidade Imaculada Conceição, na Bela Vista, deu-se no ano de 1969, quando foi construída uma igrejinha de madeira, ao lado da atual Igreja Matriz. O terreno foi adquirido da Província Franciscana. No mês de dezembro, cujo dia 08 é dedicado a Nossa Senhora Imaculada Conceição, o pároco de Gaspar celebrou ali a primeira missa. Por isso, a Imaculada ficou como padroeira da nova comunidade.

No ano de 1981, Pe. Frei José Timmermann, pároco de Gaspar, abençoou e lançou a pedra fundamental da atual igreja. Ao mesmo tempo, foram construídos os salões de festa.
Quinze anos mais tarde, em 1996, Pe. Frei José Lino Lückmann deu início à construção do Centro Catequético. As obras da Casa Paroquial, Secretarias e sala de reuniões foram começadas em junho do ano 2000, quando a paróquia já estava instalada.

Com a criação da nova paróquia, abriu-se uma Escola da Fé para Adultos e uma Escola de Ministérios. Houve, assim, possibilidade de uma grande renovação nas lideranças e ministérios.

Através da Renovação Carismática Católica e do Apostolado da Oração, promove-se a Pastoral Social, assistindo especialmente os menos favorecidos.