São Francisco de Assis | Indaial

Data de Criação
07/10/2012

Comarca
Timbó
Diáconos

Nelson Bambinetti

Endereço

Rua 25 de Janeiro, 790 – Carijós
89130-000 - Indaial – SC

Fone(s)
(47) 3333 9412

Comunidade(s)

NomeCriaçãoEndereço / LocalidadeMissas

Sagrado Coração de Jesus

São Cristóvão

Nossa Senhora da Confiança

Santa Isabel

Visite também...

Histórico

No ano de 1953, algumas pessoas da região da Fortaleza, norte da cidade de Blumenau, reunidas para a oração do terço em família, comentaram que sentiam necessidade de uma capela no bairro. Dirigiram-se ao pároco da Matriz São Paulo Apóstolo. O pároco, Pe. Frei Brás Reuter acolheu o desejo daqueles católicos e, assim, teve início a celebração de missas nas casas das famílias.

No dia 12 de fevereiro de 1954, realizou-se a primeira festa popular, em frente à casa do Sr. Armando Deschamps. O objetivo do evento consistia em angariar fundos para a compra de um terreno adequado para a futura igreja. O terço rezado nas casas, especialmente as novenas de Nossa Senhora de Fátima, eram ocasiões de recolher donativos em dinheiro e em materiais para a sonhada construção.

Em 1955, foi promovida a segunda festa popular, igualmente em prol da construção da capela. O resultado desta festa e o da anterior possibilitou a compra do terreno.

No ano de 1958, o bispo Dom Gregório Warmeling visitou a Fortaleza e deu autorização para iniciar a edificação da igreja. E no dia 25 de janeiro de 1959, realizou-se grande festa popular para ober recursos. A missa campal, presidida pelo Pe. Frei Brás Reuter, marcou também a solene bênção da pedra fundamental. Em setembro de 1959, a construção foi começada.

No dia 08 de novembro de 1959, pela primeira vez, a comunidade da Fortaleza celebrou a Primeira Eucaristia das suas crianças. Eram em número de cinqüenta e duas e foram preparadas pelas Irmãs Catequistas Franciscanas, que residiam na Paróquia São Paulo Apóstolo.

No dia 19 de agosto de 1960, a nova capela foi inaugurada, tendo como Padroeira Nossa Senhora de Fátima. Mais tarde, o próprio pároco, Frei Brás, tomou a iniciativa de substituir a padroeira. São Francisco de Assis tornou-se o novo padroeiro. A bonita imagem foi trazida da Alemanha e doada à comunidade.

Dez anos se passaram e o bairro Fortaleza atraía muitos moradores. A capela ficou pequena e começou-se a pensar numa igreja mais espaçosa. No dia 14 de fevereiro de 1971, em concorrida missa campal, a nova pedra fundamental foi abençoada.

No dia 13 de julho de 1975, foi criada e instalada a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte, e Pe. Lino Mees tomou posse como primeiro pároco. A comunidade São Francisco de Assis passou a integrar a nova paróquia.

No dia 29 de maio de 1994, o bispo Dom Gregório Warmeling criou e instalou a Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Fortaleza. A suntuosa capela da Fortaleza foi elevada à dignidade de Matriz. Foi a última paróquia que o saudoso Pastor Dom Gregório instituiu. Pe. Alcides Brancher tornou-se o primeiro pároco, mantendo-se no cargo até 08 de fevereiro de 1998. Pe. Wilson Moraes substituiu-o, até 02 de setembro de 2001.

Pe. Antonio Leite Barbosa Júnior assumiu como terceiro pároco da Fortaleza, exercendo o cargo até 08 de dezembro de 2002 e sendo substituído pelo Pe. José Carlos de Lima.

As comunidades pertencentes à Paróquia São Francisco são as seguintes: São Luiz Gonzaga (Tribess) que, no ano 2004, foi elevada a Área Pastoral; Santa Clara, na Cohab (Fidelis); Senhor Bom Jesus que, em fevereiro de 2005, passou  pertencer à então Área Pastoral São Luiz Gonzaga e Nossa Senhora de Fátima, no Loteamento Dona Luíza.