No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.
4ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum – 14 de Agosto de 2019 – Ofício da memória. Missa pr.: Pf comum ou dos Mártires.- Cor: Verde
Evangelho – Mt 18,15-20
Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,15-20:
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
15 Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo,
mas em particular, à sós contigo!
Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.
16 Se ele não te ouvir,
toma contigo mais uma ou duas pessoas,
para que toda a questão seja decidida
sob a palavra de duas ou três testemunhas.
17 Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja.
Se nem mesmo à Igreja ele ouvir,
seja tratado como se fosse um pagão
ou um pecador público.
18 Em verdade vos digo,
tudo o que ligardes na terra será ligado no céu,
e tudo o que desligardes na terra
será desligado no céu.
19 De novo, eu vos digo:
se dois de vós estiverem de acordo na terra
sobre qualquer coisa que quiserem pedir,
isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus.
20 Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome
eu estou ali, no meio deles.’
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São Cipriano (c. 200-258)
bispo de Cartago e mártir
Da Unidade da Igreja, 12
«Eu estou no meio deles»
O Senhor disse: «Se dois de vós se unirem na Terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus. Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles». Mostra assim que não é o grande número dos que rezam, mas a sua unanimidade, que obtém graças. «Se dois de vós se unirem na Terra»: Cristo põe em primeiro lugar a unidade das almas, põe antes de tudo a concórdia e a paz.
Que haja plena concórdia entre nós, foi o que Ele constante e firmemente pregou. Ora, como pode ter concórdia com outro quem não tem concórdia com o corpo da Igreja e com o conjunto dos irmãos? […] O Senhor fala da sua Igreja àqueles que estão na Igreja: se estiverem de acordo entre si, se orarem em conformidade com as suas recomendações e os seus conselhos, mesmo que sejam só dois ou três a rezar, se o fizerem numa só alma, mesmo sendo apenas dois ou três, podem obter aquilo que pedem à majestade de Deus.
«Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles»: quer dizer, ele está com os pacíficos e os simples, com os que temem a Deus e observam os seus mandamentos. Jesus afirma que está com dois ou três apenas, como esteve com os três jovens na fornalha: porque permaneceram simples em relação a Deus e unidos entre si, reconfortou-os com um sopro de orvalho no meio das chamas (Dn 3,50).
O mesmo aconteceu com os dois apóstolos que estiveram presos: porque eram simples, porque estavam unidos de coração, Ele acudiu-lhes, abrindo-lhes as portas do cárcere (At 25,25). […] Quando, portanto, Cristo inscreve entre os seus preceitos esta palavra: «Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles», […] está reprovando aos dissidentes a sua discórdia e a recomendar a paz aos seus fiéis.
Neste mês de agosto, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: As famílias, um tesouro Para que as grandes escolhas econômicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade.