O Espírito Santo, presença de Cristo ressuscitado nos corações

A Igreja se prepara para Pentecostes. Padre Cantalamessa: O Espírito Santo, presença de Cristo ressuscitado nos corações
A Igreja universal se prepara para, domingo próximo, celebrar o dia de Pentecostes, que conclui o tempo da Páscoa, recordando a efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria no Cenáculo, em Jerusalém. Roberta Gisotti entrevistou Padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia sobre o significado desta solenidade:

Pergunta (P): Padre Cantalamessa, em vista da próxima solenidade de Pentecostes, como se preparar para este evento? O que esperar, hoje, como discípulos de Cristo, da descida do Espírito Santo sobre nós?

Resposta (R): Para nos prepararmos, temos um meio comum que é a liturgia, com suas leituras, seus ritos, que culminam com a Vigília de Pentecostes e a Festa. Depois, existe a preparação também individual que consiste em desejar o Espírito Santo. A única condição que Jesus colocou para ter o Espírito não é um pagamento não se pode comprá-lo mas é de ter sede: Quem tem sede venha a mim e beba, diz no Evangelho de João. O Evangelista comenta dizendo: Ele falava do Espírito Santo. O que esperamos nestes nossos dias, da Festa de Pentecostes, é muito simples: que se verifique para nós um novo Pentecostes, isto é que Pentecostes não seja somente uma festa que celebramos, mas uma experiência que fazemos. E nós precisamos desesperadamente do Espírito Santo. O filósofo Heidegger dizia, no século passado: Só um Deus nos pode salvar. Eu diria que este Deus pode nos salvar, pode salvar nossa sociedade tecnologizada, árida.

P.: Então, padre Cantalamessa, para nós cristãos, existe também o risco de faltar esta realidade?

R.: Sim, de fato existe este risco, também por um equivoco, digamos, que nos arrasta. Somos habituados a considerar, sobretudo na teologia pré-conciliar, o Espírito Santo como um apêndice, uma opção que se acrescenta ao organismo cristão, aos meios da graça, mas com uma finalidade marginal de dar à Igreja a força de levar a mensagem até os confins da terra. Esta é uma visão muito parcial e incompleta. O Espírito Santo é a salvação, é o princípio da nova Aliança. É verdade que Jesus, na Cruz, com sua morte e sua ressurreição, fez tudo, realizou a nova e eterna Aliança. Mas é o Espírito Santo que atualiza esta redenção de Cristo, que a disponibiliza para todos os homens e em cada momento da história. Portanto, para evitar este risco, eu diria que os pastores, os teólogos, os guias espirituais da comunidade, deveriam apresentar a verdadeira imagem do Espírito Santo que não é uma abstração, não é uma idéia; é a presença de Cristo ressuscitado em meio ao coração dos cristãos.

P.: Padre Cantalamessa, o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que, por isso, devemos ter sempre presente na experiência da nossa vida de cada dia…

R.: Sim; ainda mais, o Espírito Santo, conforme a Escritura, é aquele que torna a Trindade presente no coração; é a inabitação do Espírito santo em nós que nos faz templos de Deus, templos do Espírito Santo. Isto deve acontecer sempre numa espécie de aceleração, de gradativa tomada de consciência; a liturgia tende a colocar-nos em contato com toda a vida de Igreja, dia após dia, através desta fonte que é o

Espírito Santo.
Fonte: Radio Vaticano

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.