Festa de Pentecostes na Catedral de Blumenau

No Domingo de Pentecostes, Dom José Negri, bispo diocesano de Blumenau, presidiu a Celebração Eucarística alusiva à solenidade. Diversos sacerdotes concelebraram. Diáconos e acólitos ajudaram a dinamizar e harmonizar os ritos próprios da Festa.
Acompanhado pelo som do empolgante órgão de tubos, o Coral Misto Santa Cecília, da Catedral São Paulo Apóstolo, abrilhantou a cerimônia.

À homilia, o bispo de Blumenau enfatizou o sentido de Pentecostes. Destacou o Espírito Santo como sopro, significativa analogia utilizada pelo apóstolo e evangelista João. Vivemos do sopro de Deus, que nos é dado como instintivo sustento de nossa vida humana. A sociedade, o mundo necessita do sopro renovador do Espírito. Quando ele age, não faz remendo ou conserto apenas. O Espírito Santo recria, faz novas todas as coisas.
O sucessor dos apóstolos, nosso bispo, também contrapôs Babel e Pentecostes. Em Babel houve o orgulho, um projeto sem Deus, confusão das línguas, divisão. Em Pentecostes havia também diversidade de raças, línguas, culturas. Ali, porém, o Espírito de Deus realizava o milagre do entendimento, da unidade.
Entre os frutos de Espírito, dom José citou o maior deles: o amor. Mesmo que o relato lucano da descida do Espírito Santo evidencie diversos dons, como o dom das línguas, sobrepunha-se o dom do amor, que realiza o entendimento entre as diferenças. Com essa linguagem fundamental, não só existe a mútua compreensão, mas também o entusiasmo pelo projeto salvador de Deus.
Sem dúvida, o empoderamento daqueles humildes homens, arrancando-lhes o medo e enchendo-os de auto-confiança e coragem para a Missão, não pode passar despercebido como fruto da poderosa ação do Espírito, que transforma discípulos em missionários.
Comentando ainda outro pensamento da homilia, Dom Negri inspirou-se no poder de perdoar os pecados, textualmente relatado por João e reafirmou a necessidade da absolvição de um sacerdote para receber o verdadeiro perdão. É mentira acentuou o bispo que basta confessar-se diante de Deus somente. O Senhor quis precisar de ministros, humanos, também pecadores, sim! No entanto, revestidos do divino e misericordioso poder. Precisou dom José que, na fórmula da absolvição sacramental, consta eu te absolvo. Deus serve-se da pessoa, do eu do sacerdote, da sua voz, do seu gesto, para garantirão penitnte o apagamento dos pecados.

Durante a Celebração, não foi esquecido que, naquele dia, encerrava-se o mês de maio, dedicado à Mãe de Jesus e nossa. A singela homenagem constou de canto, recitação da Ave-Maria e vibrante salva-de-palmas.

Breve e bonita cerimônia de retirada do círio pascal realizou também o presidente da Celebração Eucarística. Roteiro próprio tornou deveras significativo aquele momento. Terminou com o gesto da saída de dois diáconos permanentes pelo corredor central da Catedral, transladando o grande símbolo de Cristo Ressuscitado para fora do espaço litúrgico. Terminado o tempo pascal, a grossa e comprida vela não tem mais lugar permanente no presbitério. É utilizada somente nas celebrações de Batismo, Crisma, Ordenações sacerdotais e em outros destacados momentos litúrgicos.
Concluída a animada e profunda missa, todos dirigiramse ao amplo pátio do templo, onde tudo estava preparado para os festejos populares. Verdadeiro mutirão de voluntários e voluntárias, ao som de agradáveis músicas, nas diversas barracas, serviam comes e bebes, proporcionando entretenimento e fraterna acolhida a todos e todas.

 

Por Pe. Raul Kestring

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.