“O ecumenismo da vida leva-nos à unidade” – afirma o Cardeal Kurt Koch, Pres. do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos

 "O ecumenismo da vida está nos levando à comunhão" – quem o afirma é o Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a propósito da Semana de Oração dedicada a esta causa ecumênica que acontece entre os dias 18 e 25 de Janeiro, na Europa, no hemisfério Norte. Este ano o tema escolhido para ajudar a rezar e a refletir por esta intenção é “Aquilo que o Senhor exige de nós”, uma frase tirada do livro do profeta Miqueias. E neste momento, segundo o Cardeal Koch o que o Senhor exige de nós é fazer frutificar aquilo a que o Cardeal chama de "rede mundial de amizades ecumênicas". Ouçamos as suas declarações à Radio Vaticano.

R. – Penso que nos últimos 50 anos, muitas coisas aconteceram…

Penso que nos últimos 50 anos, muitas coisas aconteceram. Houve muitos diálogos, encontramos muitas aproximações – penso de modo particular no grandioso evento que se verificou pouco antes do fim do Concílio, quando as excomunhões entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa foram confiadas ao esquecimento da história; penso na grandiosa Declaração entre a Federação Luterana Mundial e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos sobre a Doutrina da Justificação, isto é, exatamente sobre o ponto que no tempo da Reforma nos tinha dividido … Para além disto, entretanto, desenvolveu-se uma rede mundial de amizades ecumênicas, e eu considero isto ainda mais importante, porque não serão os "papéis" ecumênicos a conduzir-nos no futuro, mas a comunhão na vida. No entanto, apesar de tudo aquilo que fizemos, temos que dizer que o objetivo do ecumenismo não foi alcançado: ainda não encontramos a unidade e ainda há muito trabalho a fazer para encontrá-la …

O Cardeal Koch afirma ainda que existe uma grande Comissão Internacional entre a Igreja Católico-romana e as Igrejas Ortodoxas, da qual fazem parte delegações de quase todas as igrejas – com a exceção da Bulgária. Verificam-se, de fato, segundo ele, algumas tensões entre os ortodoxos; por isso seria um evento muito importante a eventual realização de um Sínodo pan-ortodoxo. O Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos está acompanhando esta evolução com grande simpatia, porque a realização deste Sínodo pan-ortodoxo significaria uma grande ajuda também para o diálogo ecumênico.

Neste Ano da Fé o Cardeal Koch considera ainda que o elemento fundamental do ecumenismo é a fé! O ecumenismo não é uma questão simplesmente diplomática ou política: é uma questão de fé. E aquilo que nos une mais é o Batismo, que é reconhecido por todos, diz o Cardeal, e ainda o Credo dos Apóstolos. Neste sentido, o Ano da Fé é um grande desafio para encontrarmos as raízes do ecumenismo, que se encontram precisamente na fé.

Rádio Vaticano, 2013-01-22 10:22:47

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.