Boa tarde! Evangelho de 20 de setembro de 2022: «Jesus respondeu-lhes: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”» – Isaac da Estrela (?-c. 1171) monge cisterciense Sermão 51; PL 194, 1862 (trad. Breviário, sábado da II semana do Advento)

Tags

Crédito: Rádio Rainha da Paz
Crédito: Rádio Rainha da Paz

 

Dia 20 de setembro de 2022
Terça-feira da 25ª Semana do Tempo Comum
Cor litúrgica: Verde  

 

EVANGELHO
Minha mãe e meus irmãos são aqueles
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 8,19-21:

Naquele tempo,
19
a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se,
mas não podiam chegar perto dele,
por causa da multidão.
20
Então anunciaram a Jesus:
“Tua mãe e teus irmãos estão aí fora
e querem te ver”.
21
Jesus respondeu:
“Minha mãe e meus irmãos são aqueles
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
Palavra da Salvação.
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

 

Comentário do dia 
Isaac da Estrela (?-c. 1171)
monge cisterciense
Sermão 51; PL 194, 1862 (trad. Breviário, sábado da II semana do Advento)

«Jesus respondeu-lhes: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”»

 

A Virgem Maria ocupa, de pleno direito, o primeiro lugar na assembleia dos justos, ela que gerou verdadeiramente o primeiro de entre os justos. Cristo é, com efeito, «o primogénito de um grande número de irmãos» (Rm 8,29). […] Maria, imune de todo o pecado, deu à luz a Cabeça do corpo; a Igreja, para remissão de todos os pecados, deu à luz o corpo da Cabeça. […]

Nas Escrituras divinamente inspiradas, o que se atribui em geral à Igreja, virgem e mãe, aplica-se em especial à Virgem Maria; e o que se atribui em especial a Maria, Virgem e Mãe, aplica-se em geral à Igreja, virgem e mãe; e quanto um texto diz de uma ou de outra pode ser aplicado, quase indistinta e indiferentemente, a uma e à outra. Além disso, cada alma fiel é igualmente, a seu modo, esposa do Verbo de Deus, mãe, filha e irmã de Cristo, virgem e mãe fecunda.

Tudo isso o refere a mesma sabedoria de Deus, que é o Verbo do Pai, ora à Igreja em sentido universal, ora a Maria em sentido especial, ora a cada alma fiel em particular. Assim, lê-se na Escritura: «Habitarei na herança do Senhor» (Ecli 24,12). A herança do Senhor é, em termos universais, a Igreja, em termos especiais, Maria, e em termos singulares, cada alma fiel. No tabernáculo do ventre de Maria, Cristo habitou durante nove meses; no tabernáculo da fé da Igreja, permanecerá até ao fim do mundo; no conhecimento e no amor da alma fiel, habitará pelos séculos dos séculos.

Intenção universal – Um estilo de vida eco sustentável
Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e ecossustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.

 

Leia também...