Três dias de fraternidade, reflexão e oração: é o que se espera para o ”grande cenáculo”, que se realizará em Roma, daqui a três semanas, na conclusão do Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI. Em entrevista ao jornal vaticano “L’Osservatore Romano”, o Secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, explicou o programa conclusivo das celebrações, que se realizarão entre os dias 9 e 11 de junho próximos.
“O primeiro dia, 9 de junho, será dedicado à conversão e à missão dos sacerdotes – explicou Dom Piacenza – e o ponto de encontro será na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde olhando para o exemplo do Apóstolo dos Gentios, meditaremos sobre a dimensão da conversão permanente da vida sacerdotal e sobre a ligação entre santidade e eficácia na missão do presbítero”.
Sobre o segundo dia de celebrações, 10 de junho, o Secretário da Congregação para o Clero ressalvou que, devido ao grande número de inscrições – até o momento são mais de sete mil inscritos – as atividades não poderão ser realizadas, como previsto, na Basílica de Santa Maria Maior, permanecendo, portanto, como lugar de encontro para os sacerdotes, peregrinos na ocasião, a Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
“A intenção deste segundo dia – destacou Dom Piacenza – será de renovar a experiência de um grande cenáculo, como os apóstolos em torno da Virgem Maria, à espera e à escuta do Espírito”.
Na noite da quinta-feira, dia 10, na Praça São Pedro, inicia-se uma vigília em preparação à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, com a participação do Papa Bento XVI. Na sexta-feira, 11 de junho, será celebrada a missa conclusiva presidida pelo Santo Padre. Como os apóstolos de outrora, a proposta é de “nos reunirmos afetuosamente ao redor de Pedro, para escutarmos sua palavra que, certamente, saberá ampliar nossos horizontes e mostrar a grandeza do viver e agir da Igreja e dos sacerdotes” – concluiu Dom Piacenza.
Fonte: Rádio Vaticano.