O Papa Bento XVI, por intermédio do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, enviou nota se solidarizando com as vítimas das chuvas e o povo do Rio de Janeiro. Até o momento, mais de 180 mortes já foram contabilizadas.
Na mensagem, enviada ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o pontífice diz que, "informado sobre as trágicas consequências das inundações que semearam luto e devastação em tantas famílias do Estado do Rio de Janeiro, deseja assegurar sua solicitude a toda comunidade local".
O Santo Padre recomenda também misericórdia divina às vítimas da tragédia e suplica conforto e apoio para as famílias, para os feridos e para os que perderam seus bens materiais.
Por fim, o Papa invoca "reconfortantes graças divinas em troca das quais concede paterna benção apostólica" a todos os atingidos por este drama e também às pessoas que participam nos trabalhos de socorro e assistência aos feridos.
Arquidiocese de Niterói manifesta pesar
O arcebispo de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena, e seu bispo-auxiliar, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, também manifestaram apoio às vítimas da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro nesta semana.
Em nota, os prelados dizem "abraçar" os que perderam entes queridos e tiveram suas casas destruídas pelo temporal e abençoam a todos, "certos de que o próprio Cristo será o nosso amparo".
Ainda no comunicado, os bispos informam que as paróquias de São Lourenço (Ponto Cem Réis) e de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesiano-Santa Rosa) estão à disposição para receber mantimentos e roupas para os desabrigados e agradecem a todos aqueles que puderem colaborar neste "momento de tanta dor".
Gaudium Press, 04.04.2010