Quem visita a Igreja-Matriz Santa Terezinha, na cidade de Timbó, Vale do Itajaí, SC, ao lado da casa paroquial, depara-se com bonito monumento em homenagem ao saudoso Pe.Martinho Stein. A respectiva placa de inauguração ostenta a data de 06 de dezembro de 2009.
Em pleno Ano Sacerdotal, as lideranças e o povo de Timbó realizaram justo reconhecimento ao Pe. Martinho, que, em tempos passados e difíceis, com perseverança e amor, deixou suas marcas de evangelizador por todo o município de Timbó e em nossas terras catarinenses. Nascido na Alemanha, ele foi Pároco em Timbó de 1963 a 1978.
Não só os católicos demonstram admiração por este discípulo missionário de Jesus. Apregoou-se dos púlpitos e escreveu-se nos registros históricos que Pe. Martinho foi o iniciador do movimento ecumênico nesta região do Vale do Itajaí e do Estado de Santa Catarina. Garante o Pastor Emérito (IECLB) e historiador Nelso Weingärtner que, na década de 1970, em Timbó, juntos, Pe. Stein e ele oficiaram o primeiro culto ecumênico de que se tem conhecimento daqueles tempos.
Vale a pena trazermos à memória figuras eminentes como o sacerdote Martinho, que prepararam a chegada dos nossos tempos. Se hoje, principalmente em nossa região, vivemos em cidades e vilas esperançosas, harmoniosas, alegres, progressistas, corajosas, orgulhosas do seu passado, é porque mulheres e homens valorosos aqui plantaram os valores da fé, do trabalho, da cultura e da fraternidade.
Texto e fotos: Pe. Raul Kestring