São Teodósio, celebrado hoje, dia 11 de janeiro, roga por todos nós!

Crédito: Franciscanos
Crédito: Franciscanos

 

Teodósio é apontado como um dos maiores líderes do monarquismo oriental do século V e conta ainda hoje com seguidores na Palestina.

Nasceu em 424, na Capadócia (hoje Turquia), e recebeu sua primeira educação cristã na família. Quando jovem tinha muita inclinação para os estudos e a piedade, por isso foi encarregado de fazer as leituras nas assembleias litúrgicas da sua cidade.

Lendo a história de Abraão, ficava impressionado com a ordem que Deus dera ao patriarca de abandonar a sua terra e ir para o lugar que lhe mostraria. Parecia que Deus queria o mesmo dele. Mas antes de tomar uma decisão a esse respeito, Teodósio fez uma viagem à terra santa, a fim de venerar os lugares santos e conhecer a vida monástica que lá florescia. Nessa ocasião encontrou-se com São Simeão Estilita que, sem conhecê-lo, chamou-o pelo nome e disse-lhe que Deus o escolhera para ser instrumento de salvação de muitas almas.

Depois dessa visita aos lugares santos de Jerusalém, decidiu consagrar-se à vida monástica num convento próximo à Torre de Davi, onde vivia um eremita de nome Longino. Sob a guia de Longino, Teodósio fez tanto progresso na disciplina monástica que lhe foi oferecida a provedoria de uma igreja de Nossa Senhora, construída no caminho de Belém por uma piedosa mulher. Obedecendo a seu mestre, Teodósio iniciou seu ministério, continuando a sua vida monástica. Aborrecido, porém, com as constantes e numerosas visitas, retirou-se para a solidão de uma gruta, onde viveu por trinta anos entregue à penitência.

A fama de sua santidade atraiu tantos candidatos à vida monástica que Teodósio, sem que o tivesse planejado, organizou o regulamento de uma comunidade, da qual veio a ser o superior.
O convento tomou aspecto de uma aldeia: além de abrigar quatrocentos monges, Teodósio construiu uma hospedaria para os peregrinos e um hospital, ao qual dedicou cuidados especiais, organizando os setores masculino e feminino e também um setor para os doentes mentais.
Sua confiança na divina providência era ilimitada, e esta nunca o abandonou, como provam as intervenções milagrosas com que Deus lhe enviava mantimentos. Grande também era a sua humildade, de par com a caridade. Conta-se que certa vez ao encontrar dois discípulos brigando, pôs-se de joelhos entre eles, lembrando-lhes a caridade fraterna, e não se levantou enquanto não fizeram as pazes.

A fama da santidade e da capacidade administrativa de Teodósio chegou aos ouvidos de João, bispo de Jerusalém, que o nomeou arquimandrita, isto é, superior geral de todos os monges da Palestina. Em Jerusalém, ele fez amizade com São Sabas, outro grande mestre do nonaquismo. Para defender, como São Sabas, a integridade da fé contra os monofisitas (hereges que negavam a distinção das naturezas divina e humana de Cristo), apoiados pelo imperador Atanásio, sofreu perseguições e foi desterrado. Seu exílio, contudo, durou pouco, pois o imperador morreu e Teodósio pôde voltar à Palestina para assumir a animação e a liderança da vida monástica.

Teodósio faleceu com 105 anos de idade, no dia 11 de janeiro de 509. Seus funerais foram presididos pelo patriarca de Jerusalém e seu corpo depositado numa gruta, escolhida por ele mesmo, perto de Belém. O mosteiro de São Teodósio durou mais de um milênio, sendo destruído pelos muçulmanos, no século XV. Os monges gregos ortodoxos cuidaram da sua reconstrução no início do século XX. Teodósio é hoje lembrado tanto pelo Martiriológio Romano, como pela liturgia da Igreja Grega.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.