No ano de 308, no dia 27 de maio, Marcelo I foi eleito Papa. Ele era um presbítero de origem romana, humilde. Era muito generoso, com caráter firme e com fé inabalável. São Marcelo I assumiu a direção da Igreja como papa depois de quatro anos da morte de seu antecessor e teve a difícil tarefa de reorganizá-la: São Marcelo, Papa e Mártir, celebrado hoje, 16, roga por todos nós!

No início de 304, após a morte do Papa Marcelino, a Igreja Católica viveu um longo e confuso período de sua história. Eram muitas as incertezas e perseguições, o que fez com que ela ficasse desorganizada, inclusive internamente. Foi neste cenário que apareceu a figura singela de Marcelo I, que foi por muitos anos confundido com o próprio Marcelino, o que foi ocasionado pela crença de alguns biógrafos de que eram a mesma pessoa. Além disso, alguns historiadores chegaram a afirmar que São Marcelo I teria sido apenas um padre. No entanto, tudo foi esclarecido e hoje sabe-se que ele foi um Papa e um Santo, dentro da Igreja Católica.

Além de conturbado para a Igreja, os anos trezentos não foram agradáveis para o Império Romano. Isso porque nesta época a sua queda histórica já vinha sendo desenhada. O imperador Diocleciano mostrava-se um tirano, insensato e insano. Além disso, não comandava o império, não governava por si mesmo. Ele era comandado por seu “vice”, Gelário. Foi a mando de Gelário que Diocleciano decretou a mais cruel, feroz e sangrenta perseguição aos cristãos na época, o que se estendia a todos os territórios de domínio do Império Romano.

Nesta época, a Cátedra de São Bento passava por um período de “vacatio”, período de tempo em que há ausência entre a eleição legítima e a entrada de um novo pontífice. Foi assim uma época bastante obscura e com muitos solavancos para toda a Igreja Católica. Havia uma agonia e confusão generalizada que era provocada pelas heresias e também pelos “lapsi” – figura que surgiu em decorrência das perseguições.

No ano de 308, no dia 27 de maio, Marcelo I foi eleito Papa. Ele era um presbítero de origem romana, humilde. Era muito generoso, com caráter firme e com fé inabalável. São Marcelo I assumiu a direção da Igreja como papa depois de quatro anos da morte de seu antecessor e teve a difícil tarefa de reorganizá-la. São Marcelo I foi preso por ordem do Imperador Maxêncio, que o exilou e depois o obrigou a trabalhar em sua própria igreja, que foi transformada em um estábulo. O santo do dia 16 de janeiro morreu em decorrência dos maus-tratos recebidos no ano de 309. Em mesma data, a Igreja o declarou santo e mártir da fé, sendo seu dia então comemorado nesta data.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.