Em meio ao grande florescimento de santos irlandeses, entre os séculos IV e VIII, destaca-se essa mulher, venerada como a segunda padroeira da Irlanda, depois de são Patrício. Ela fundou o primeiro convento feminino na “ilha dos santos”, a partir do qual se originaram centenas de lendas e diversas comunidades femininas, todas inspiradas na regra ditada por essa santa, as quais enriqueceram o calendário de outros inúmeros santos.
No centro da espiritualidade de Kildare se encontra o constante apelo à misericórdia divina e à caridade para com os pobres. Com efeito, a santa aparece habitualmente representada em companhia de uma vaca, visto ser venerada como padroeira dos leiteiros e (por que não?) dos pacíficos ruminantes, fonte de precioso alimento, pois o senso prático da excelente mulher encontrara meio de saciar a fome de muitos pobres que batiam às portas do convento.
Outros santos e beatos:
Beato Antônio Manzoni (1237-1267) — peregrino de Pádua; distribuiu todos os seus haveres aos pobres e viveu de esmolas, peregrinando de santuário em santuário.
Santa Brígida de Fiésole — religiosa do século IX, irmã de santo André, abade de São Donato de Fiésole.
Santa Cínia — princesa irlandesa convertida por são Patrício.
São Claro (†1048) — eremita beneditino da diocese de Mogúncia.
Santa Crewenna — outra santa irlandesa do século V.
Santa Dardulacha (†524) — sucedeu a santa Brígida na direção do convento de Kildare.
Santo Henrique Morse (1549-1645) — jesuíta; um dos 40 mártires da Inglaterra, canonizado em 1970. Convertido ao catolicismo, em 1626 ingressou na Companhia de Jesus e se empenhou na prática das obras de caridade. Encarcerado duas vezes, foi decapitado em Tyburn.
Santo Iarlath (†480) — bispo irlandês de Armagh, discípulo de são Patrício.
São João (1098-1161) — conhecido como “da Gradinha”, em virtude da grade que cercava seu túmulo; biSão Paulo (†405) — bispo de Trois-Château, no Delfinado.
santos Piônio e companheiros — 16 pessoas martirizadas em 250. Foram queimadas na fogueira ao serem descobertas enquanto celebravam a festa de aniversário do martírio de são Policarpo.
São Seiriol Wyn — monge galês do século VI.
São Severo — dois são os santos com esse nome, cuja memória é celebrada neste dia: um, bispo de Ravena, falecido em 348; o segundo, bispo de Avranches, na França, falecido em 690.
São Sigisberto — rei da Austrásia (leste da França ou França oriental) — falecido aos 25 anos, em 656; fundou hospitais e igrejas — bom cristão, mas medíocre monarca.
Santo Urso de Aosta — arcediago do século VI, de origem irlandesa.
Fonte:
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&action=busca_result&data=01%2F02%2F2015&keyword=