De 23 de maio a 11 de agosto desse ano de 2022, percorre a Regional Sul 2 da OFS – Ordem Franciscana Secular, que corresponde o Estado de Santa Catarina, uma Relíquia de São Francisco de Assis.
Em declaração oficial, a OFS, explica: “O motivo dessa peregrinação é ajudar-nos na preparação do grande jubileu dos 800 anos da Regra e da Ordem Franciscana Secular, que acontecerá no mês de abril de 2023, em Canindé/CE”. Detalha também a OFS que a Relíquia é um fragmento de osso do “poverello”.
A peregrinação teve início no Regional do Estado de São Paulo em setembro de 2025. Havia sido planejada para visitar todas as Fraternidades de todos os Estados do Brasil e concluir-se em 2021, ano jubilar. Com a pandemia, porém, foi suspensa e retomada em março de 2022, e será concluída em abril de 2023.
Em Santa Catarina, a Relíquia foi acolhida em Lages, no dia 23 de maio de 2022. E está passando por todas as Fraternidades catarinenses, terminando em Joinville no dia 07 de agosto de 2022, de onde seguirá para o Paraná.
“Eu vos anuncio uma grande alegria, que é para todos o povo” (Lc 2,10) é o lema do significativo evento.
Em Blumenau, a Fraternidade Monte Alverne, na Itoupava Central, acolheu o precioso objeto na segunda-feira, 18 de julho. Foi exposta na Comunidade São Domingos Sávio, no Franz Volles, e Pe. Fabian Marcelo Capistrano, auxiliar na Paróquia São José Operário, presidiu santa missa alusiva à singular evento.
Na terça-feira, 19, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte, acolheu a Relíquia e ali ficará durante toda essa semana para ser venerada pelos Irmãos Franciscanos Seculares e devotos. Diariamente serão celebradas missas em honra ao santo padroeiro da ecologia e da paz universal.
Confira imagens da acolhida da Relíquia em Blumenau