Ontem, 12, foi realizado o rito de dedicação e a primeira Missa na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, em São Paulo, que foi reinaugurada no sábado, 11, com a benção do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. A igreja estava fechada desde outubro de 2006, para obras de restauração. Esta é a primeira igreja católica do país que ficará aberta 24h por dia.
O templo será administrado pelos padres da Comunidade Aliança da Misericórdia, fundada há 10 anos. Eles prestarão assistência à comunidade carente e promoverão também eventos culturais ao menos uma vez por mês.
A igreja colonial foi construída em 1810 em taipa de pilão e tijolos de terra batida, em 2005 ela foi interditada por problemas na estrutura e no teto, que estava ameaçando ruir. Toda a madeira da estrutura interna das paredes estava tomada por cupins.
Localizada a uma quadra da Praça da Sé, centro de São Paulo, a igreja é um dos monumentos tombados pelos órgãos de proteção ao patrimônio municipal e estadual.
Durante a reforma, foram encontradas algumas surpresas, como uma pintura barroca que representa o Coroamento da Virgem Maria, encontrada sob camadas de tinta cinza, no forro de madeira sobre o altar. Treze imagens sacras foram restauradas.
Ao longo do século XIX, a igreja foi parada obrigatória de escravos condenados à forca. Eles paravam ali para pedir uma boa morte.
Fonte: Radio Vaticano
Blumenau, 13 de julho de 2009