A Pastoral Vocacional (PV) da Diocese de Blumenau está com uma nova organização para 2017. Animada pelo bispo Dom Rafael Biernaski e pelo Coordenador diocesano, Padre Marcelo Martendal, a PV contará com os seminaristas diocesanos realizando encontros vocacionais nas paróquias, aos finais de semana.
A iniciativa é fruto de um projeto pensado ao longo de 2016. Cada paróquia da Diocese indicou uma pessoa para ser referência do trabalho vocacional. Neste ano de 2017, além de organizar a visita vocacional com o pároco, a pessoa ou equipe será formada com as orientações da Igreja e acompanhada, animará a Pastoral Vocacional em sua paróquia, durante todo o ano.
O projeto se baseia em boas experiências de outras dioceses catarinenses. Neste sentido, a criação das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP´s) são a grande novidade na Diocese de Blumenau. Sem elas, o alcance se reduziria a um final de semana por ano, e não teria continuidade. 2017 será apenas o primeiro ano de uma longa caminhada de implantação das EVP’s na Diocese.
O texto base do 3º Congresso Vocacional do Brasil, realizado em 2010, lembra que a “Pastoral Vocacional deve despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação dos discípulos missionários da Igreja”. Neste sentido, será iniciado também o processo de acompanhamento vocacional personalizado, buscando dar auxílio para os vocacionados que desejarem ser acompanhados pelos agentes. Aos poucos, os leigos das paróquias, que constituem a equipe vocacional, também serão formados para realizarem este acompanhamento personalizado.
Iniciando esta nova etapa, a PV da Diocese de Blumenau lança também seu novo símbolo. O significado é: O barco a vela é movido pela cruz de Cristo. As velas representam tanto a torre da catedral, como 2111a porta, que é Cristo. Aparecem os três círculos da torre da catedral representando a Santíssima Trindade. A cor azul representa o vento que sopra onde Ele quer (Jo 3,8) e também as águas do Batismo pelo qual nos tornamos filhos de Deus (Mt 28,20).
Que este novo símbolo, que representa novos ares para inspirar a Pastoral Vocacional, encoraje todos a responder a sua vocação e, realizados no projeto de Deus para cada um, sejam todos evangelizadores da Boa Nova de Cristo.
Fonte: Jornal da Diocese de Blumenau