o Papa Francisco encontra desde ontem, quinta-feira, à tardinha, nas Filipinas, tendo chegado a Manila, proveniente de Colombo (Sri-Lanka) por volta das 18 horas locais. Depois da cerimônia das boas-vindas no Aeroporto, o Papa jantou e pernoitou na Nunciatura de Manila.
Não há palavras para descrever o grandíssimo entusiasmo com que os filipinos acolheram e estão a acompanhar cada momento desta visita do Papa, procurando tocar o Papa, e elevar a sua mão à testa, para se sentirem abençoados por ele. Entusiasmo e interesse que transparece também em toda a imprensa local. Os jornais dedicam todos as suas seções, desde a primeira página às páginas de lazer e moda ao Papa Francisco, procurando colher desta visita significado para todos os setores da vida quotidiana dos Filipinos.
Um Papa sempre atento aos pobres, como se viu também aqui com a visita improvisada a um centro para crianças (direto por um padre francês, ao pé da Catedral) e que tanto comoveu os presentes.
O Centro denominado “Fundação TNK” hospeda 20 crianças de rua. No pátio foram reunidas muitas outras das 320 crianças de rua assistidas pela Fundação também noutras casas. As crianças acolheram o Papa (que se deteve com eles uns 20 minutos) com pequenos discursos, abraços, fotos, pequenos dons (entre os quais uma imagem em madeira de Nossa Senhora e uma foto do Santíssimo Sacramento exposto sobre o lixo por ocasião duma adoração com um grupo de recolhedores de lixo e um mosaico realizado por uma criança com pedaços velhos de papel colorido, etc.) . O Papa concluiu, dando às criancinhas as sua bênção.
Mas vejamos mais pormenorizadamente como se desenrolou este primeiro dia de trabalho do Papa nas Filipinas.
Logo de manhã, o Papa deslocou-se ao Palácio Presidencial de Manila, onde foi recebido com todas as honras pelo Presidente Benigno Aquino III; foi-lhe oferecido uma toalhinha refrescante, conforme a tradição do país, assinou o livro de ouro, e dirigiu um discurso às autoridades e ao corpo diplomático ali reunidos.
Depois do encontro com as autoridades, o Papa foi à Catedral de Manila, onde pouco depois das 11 horas locais celebrou a Santa Missa e neste momento está a chegar ao Palácio do Desporto de Manila, designado “Mall of Asia Arena” para um encontro com as famílias. Haverá liturgia da palavra em inglês e intercessões em diversas línguas locais.