Os pobres não são um problema mas sim um recurso

Rádio VAticano, 15/04/2011 14.51.39

Os pobres são um recurso, não um problema: sublinhou o arcebispo Francis Chullikatt na sua intervenção perante a comissão população e desenvolvimento do conselho económico e social da ONU de Nova Iorque. O observador permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas em Nova Iorque criticou aquela visão distorcida de desenvolvimento que para eliminar a pobreza desejaria eliminar os pobres.

O prelado exortou portanto os governos a respeitarem sempre a dignidade da pessoa e em particular o direito dos pais a terem filhos, livres de qualquer tipo de coerção.
Na sua intervenção o representante da Santa Sé constatou que nalgumas áreas do mundo, a diminuição das taxas de fertilidade levou ao envelhecimento da população com problemas para o desenvolvimento e o necessário sustentamento dos idosos

O prelado reafirmou depois a necessidade de um desenvolvimento humano integral que tenha em conta os aspectos políticos, culturais e espirituais da pessoa, da família e da sociedade. Daqui o apelo á comunidade internacional no sentido do respeito da dignidade de cada pessoa, que esteja na base de uma nova ética para o desenvolvimento.

Em particular – salientou o prelado – a Santa Sé pede á comunidade internacional que aumente o próprio apoio á família e ao acolhimento da vida, em vez de se concentrar em políticas destinadas a reduzir o número de pessoas pobres, com métodos que atacam o matrimónio e a família; e concluiu, afirmando que seria necessário concentrar os recursos em favor daquele bilião de seres humanos sub nutridos e trabalhar a fim de assegurar a educação primária aos 69 milhões de crianças que correm o risco de se tornar uma outra geração de analfabetos.

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.