A Arquidiocese de Florianópolis despede-se, com pesar e profunda gratidão, do padre Vitor Galdino Feller, que faleceu neste sábado, 26 de julho de 2025. Natural de Canoinhas (SC), nascido em 12 de abril de 1953, Pe. Vitor deixa um legado inestimável de fé, serviço pastoral, formação teológica e amor à Igreja.
Ordenado presbítero em 23 de fevereiro de 1980, sua missão começou com força e zelo, passando por importantes funções paroquiais, acadêmicas e pastorais. Desde o início de seu ministério, foi vigário, pároco, orientador vocacional, professor e diretor de instituições centrais da vida eclesial catarinense, como o ITESC e a FACASC.
Pe. Vitor era um formador por excelência. Dedicou décadas à formação dos futuros padres, sendo diretor do ITESC por longos anos, além de vice-diretor e vice-reitor nos últimos tempos. Sua atuação também se destacou como Coordenador da Pastoral Presbiteral, Conselheiro Espiritual do Movimento Emaús e Postulador da Causa de Beatificação do Servo de Deus Marcelo Henrique Câmara.
Com uma biografia marcada por serviços em múltiplos conselhos, como o Presbiteral, Econômico e o Colégio de Consultores, além de inúmeras coordenações arquidiocesanas, Pe. Vitor tornou-se uma referência respeitada e admirada por padres, seminaristas, leigos e líderes da Igreja.
Intelectual e homem de fé profunda, sabia unir a doutrina ao carinho humano, a teologia ao chão da paróquia, a missão institucional à escuta fraterna.
Sua partida deixa um vazio imenso na Arquidiocese de Florianópolis, mas sua memória permanecerá viva nas páginas da história da Igreja em Santa Catarina, nos altares onde celebrou, nas salas de aula onde ensinou e nas incontáveis vidas que tocou com sua palavra e testemunho.
A Arquidiocese convida todos os fiéis a unirem-se em oração pelo descanso eterno deste incansável servo do Evangelho.
Horários do velório e exéquias serão atualizados.