Informe estatístico da Prefeitura da Casa Pontifícia
Mais de 2,2 milhões de peregrinos participaram dos encontros públicos com Bento XVI, no Vaticano ou na residência de Castel Gandolfo, durante 2009.
Em particular, segundo informa um comunicado da Prefeitura da Casa Pontifícia, 537 mil fiéis participaram das audiências gerais das quartas-feiras e 115 mil das especiais. Mais de 1 milhão de fiéis rezaram o Ângelus com o Papa, enquanto 470 mil se uniram às celebrações litúrgicas que ele presidiu.
O comunicado sublinha que, além dos eventos na residência do Papa, aos quais fazem referência exclusivamente estas estatísticas, houve muitas ocasiões de encontro do Papa com os fiéis em outros lugares do mundo.
Foi o caso, por exemplo, das visitas que o Papa realizou neste ano às paróquias de Roma durante a Quaresma, as visitas pastorais à Itália (às vítimas do terremoto em Abruzos, assim como a Cassino, San Giovanni Rotondo, Viterbo, Bréscia), e os encontros com peregrinos e turistas durante suas férias no Vale de Aosta.
Por último, explica o comunicado, “é preciso recordar as visitas pastorais fora da Itália (Camarões e Angola, Terra Santa, República Tcheca), com as celebrações em Luanda, Nazaré e Brno, consideradas quase como acontecimentos ‘históricos’ pelo número extraordinariamente elevado de fiéis”.