No dia 12 de novembro de 2022, na Paróquia Santa Terezinha, bairro Escola Agrícola, Blumenau, realizou-se a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Diocese de Blumenau. Em torno de 150 jovens procedentes de diversos grupos de jovens das paróquias, comunidades, movimentos, participaram do evento que teve seu início com a santa missa, às 19h, na Igreja Matriz Santa Terezinha, presidida pelo Pe. Fernando Steffens, assistente eclesiástico do Setor Juventude da citada Diocese. Toda aquela noite foi cheia de atividades diversificadas e adequadas ao estilo jovem.
Adorações, reflexões, canções, momentos de silêncio, fizeram o “Luau”, palavra criada pela juventude para significar a noturna e edificante convivência que se encerrou com um lanche partilhado.
“E o Verbo se fez carne”, frase extraída do evangelho de São João, capítulo 1º, versículo 14. Esse Verbo Encarnado é Jesus. Conforme as Escrituras, mesmo após sua paixão e morte, ao terceiro dia do seu sepultamento, Ele ressuscitou e permanece vivo no meio do seu povo, o povo de Deus. Reza o pequeno e iluminado texto-base do encontro: “Queremos, com esta direção refletir e perceber em nossas vidas a Presença do Ressuscitado entre nós, pois Ele caminha conosco e nos traz ‘Palavras de Vida Eterna’” (João 6,68). Com certeza, todos os moços e moças ali reunidos, construíram juntos essa experiência, em corresponsabilidade e cumplicidade.
O DNJ surgiu em 1985, Ano Internacional da Juventude instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU. E a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aproveitou essa ocasião para tornar uma atividade permanente para todas as Dioceses do nosso país. Quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.
Sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB, o DNJ integra-se à Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Na diversidade de grupos e movimentos juvenis, o DNJ deseja ainda celebrar a vida e a unidade de todas as juventudes diocesanas. A data escolhida para o significativo evento anual é o último domingo do mês de outubro. Nesse ano de 2022, na Diocese de Blumenau, por favorecimento de agendas, optou-se pelo dia 12 de outubro para a mesma comemoração.
Pe. Raul Kestring – Blumenau, 14 de novembro de 2022
Confira mais imagens do bonito e animado evento
O DNJ 2022 foi notícia no Jornal Médio Vale, Timbó – Confira