Igreja de Tarso pode ser aberta para celebrações dos cristãos

A permissão concedida aos cristãos para rezarem na antiga Igreja de São Paulo, em Tarso, na Turquia, poderá ser prolongada indefinidamente. Durante o Ano Paulino, as autoridades turcas concederam uma licença especial para a celebração da Missa e de outras cerimônias litúrgicas no templo, que data do século VI.

O vigário apostólico da Anatólia, o bispo Dom Luigi Padovese, explicou que, segundo a nova evolução dos acontecimentos, os cristãos poderão continuar a participar nas celebrações realizadas no templo, ainda que provisoriamente.

A igreja foi transformada em museu, depois do Governo ter tomado posse, em 1943. As celebrações cristãs eram permitidas apenas sob determinadas condições. E quem queria participar da missa tinha de pagar o bilhete de entrada.

“Espero que a igreja possa passar de museu para centro de peregrinação espiritual”, afirmou Dom Padovese.

A cidade natal do Apóstolo dos gentios acolheu um número recorde de peregrinos cristãos durante o Ano Paulino. Segundo o prelado, Tarso foi visitada por 416 grupos, provenientes de 30 países.

“Pela primeira vez, os muçulmanos turcos viram os cristãos não como turistas, mas como peregrinos em oração”, disse o vigário apostólico, acrescentando que a devoção de quem visitou os lugares paulinos impressionou muito o povo turco.

“E está claro que São Paulo será venerado em Tarso, e que o lugar onde nasceu não será considerado apenas um museu pelos cristãos”.

A decisão final sobre a possibilidade de as celebrações na igreja continuarem está, agora, nas mãos das autoridades locais.

Radio Vaticano, 15 de julho de 2009

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.