Humanidade é uma só família, diz Papa

Bento XVI explicou que o documento enfatiza que a autêntica renovação do homem e da sociedade se baseia exclusivamente em Cristo que nos transforma e nos torna capazes de agir em verdade e amor.

Na quarta-feira, 09 de julho de 2009, na costumeira audiência pública, o encontro no qual o papa recebe peregrinos e fiéis, romanos e turistas, e faz sua catequese, concedendo a todos, sua bênção apostólica. Esta Audiência Geral foi realizada na Sala Paulo VI, devido ao forte calor em Roma.
Em sua catequese, o papa falou a respeito da encíclica Caritas in Veritate (Caridade na verdade), apresentada no dia 08.07.09 e logo posta em circulação em todo o mundo, em seis línguas além do latim.
Bento XVI explicou que o documento enfatiza que a autêntica renovação do homem e da sociedade se baseia exclusivamente em Cristo que nos transforma e nos torna capazes de agir em verdade e amor. Esta é a raiz de todo desenvolvimento humano integral e autêntico; força dinâmica que pressupõe justiça e, ao mesmo tempo, a completa, com a gratuidade do dom e do perdão.
Na linha da Populorum Progressio, de Paulo VI, a Caritas in Veritate oferece orientações para enfrentar a crise que conhecemos. A encíclica convida a uma profunda reflexão sobre o significado da economia e suas finalidades que devem reencontrar a “lógica do dom”. Isso requer a cooperação de todos, em todos os níveis de responsabilidade: individual, social e política.
O papa acredita que embora a globalização seja uma oportunidade para corrigir disfunções da economia e certos desequilíbrios sociais, isso não pode acontecer, se não houver uma profunda renovação cultural e um discernimento responsável, no momento de tomar decisões para o bem comum.
“Temos de repensar no desenvolvimento de uma forma abrangente. A encíclica ? ponderou o pontífice ? não propõe soluções técnicas, mas solicita o respeito de princípios fundamentais, do meio ambiente e das leis, para construir um verdadeiro desenvolvimento humano, e principalmente, para lutar contra a fome e a insegurança alimentar.”
Saudando os peregrinos em inglês, Bento XVI pediu orações pelos economistas, empresários e, de modo especial, pelos líderes do G-8, para que suas decisões promovam o verdadeiro desenvolvimento, especialmente para os mais pobres do mundo.
“Caros amigos ? disse o Santo Padre ? a humanidade é uma única família onde cada programa de desenvolvimento ? se deseja ser integral ? deve considerar o crescimento espiritual de pessoas humanas e a força motriz da caridade na verdade.”
Também em alemão e espanhol, o pontífice apresentou sua nova encíclica como um documento que analisa a reflexão eclesial sobre importantes questões sociais. Com a Caritas in Veritate, a Igreja quer recordar os princípios sobre os quais o desenvolvimento humano deve ser alicerçado, com atenção à vida do homem, núcleo de todo progresso autêntico.
Bento XVI fez também saudações em esloveno, eslovaco, polonês, e português, e concedeu a todos a sua bênção apostólica… “Acolho cordialmente todos os peregrinos de língua portuguesa nomeadamente os grupos vindos do Brasil e de Portugal para encontrar o Sucessor de Pedro. Que todos vós possais, em Cristo, viver a caridade na verdade, contribuindo assim para uma real promoção do bem comum. Jesus é o Homem novo que abre as portas para a verdadeira renovação da humanidade. Desça a Sua Bênção sobre cada um de vós e vossas famílias”. (CM)

Fonte: Rádio Vaticano

Inserido dia 13 de julho de 2009

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.