Por Moacir Beggo
São Paulo (SP) – O Papa Bento 16 anunciou nesta quarta-feira (10/11) a nomeação de Frei Jaime Spengler, frade desta Província da Imaculada Conceição do Brasil, como bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Aos 50 anos, Frei Jaime será ordenado bispo no dia 5 de fevereiro, na sua cidade natal, Gaspar, em Santa Catarina, pelas mãos do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, tendo como coordenantes o arcebispo de Porto Alegre, D. Dadeus Grings, e o bispo da Prelazia de São Féliz do Araguaia, D. Leonardo Steiner.
A celebração acontecerá na Matriz de São Pedro Apóstolo, às 9h30. Para o povo será também um momento de muita festa, já que no próximo ano a igreja estará completando 150 anos de sua fundação.
Frei Jaime Spengler nasceu em Gaspar no dia 6 de setembro de 1960 e seu ingresso na Ordem dos Frades Menores se deu no dia 20 de janeiro de 1982, quando foi admitido no Noviciado de Rodeio, cidade vizinha da sua. Professou solenemente na festa da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro de 1985, e foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1990. De 1991 a 1995 foi mestre dos postulantes e professor no Seminário Frei Galvão. Em Roma, fez o doutorado de filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum. Foi vice-reitor e professor do Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (PR).
Agora, Frei Jaime é o 10º frade desta Província da Imaculada em atividade como bispo. Neste ano, ele assumiu como pároco e guardião da Fraternidade de Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, além de ser o vice-presidente da Associação Franciscana Bom Jesus e trabalhar como professor no Curso de Filosofia.
Frei Jaime será o 13º bispo-auxiliar de Porto Alegre
A Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, desmembrada da Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi criada em 7 de maio de 1848 pela Bula "Ad Oves Dominicas", do Papa Pio IX. Em 15 de agosto de 1910, pela Bula "Praedecessorum Nostrorum" do Papa São Pio X, a Diocese foi dividida em quatro circunscrições eclesiásticas, sendo criadas as dioceses de Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana, e Porto Alegre foi elevada à condição de Arquidiocese. Todas essas dioceses e a Arquidiocese celebraram no último mês de agosto o centenário de criação. Dom Dadeus é o sexto arcebispo e Frei Jaime será o 13º bispo-auxiliar.
A Arquidiocese de Porto Alegre está situada numa área de 13.530 km², abrangendo 29 municípios e uma população de 3.227.700 pessoas. Está organizada em cinco regiões episcopais ou vicariatos (Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Gravataí e Cultura) e 155 paróquias (744 comunidades), das quais 32 são atendidas por religiosos e 83 estão na cidade de Porto Alegre. Para fazer todo o atendimento religioso, há 174 sacerdotes, 47 diáconos e 2.738 catequistas. Os religiosos somam 44 congregações femininas e 19 masculinas, sendo 3 congregações masculinas de religiosos leigos.
A padroeira da Arquidiocese de Porto Alegre é Nossa Senhora Mãe de Deus, que também é padroeira da cidade de Porto Alegre, desde o dia 18 de janeiro de 1773.