Dia 07 de dezembro de 2017 – Quinta-feira da 1a semana do Advento
Ano do Laicato, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, tendo se iniciado no Domingo de Cristo Rei, 26 de novembro de 2017, e estendendo-se até o Domingo de Cristo Rei de 2018. Objetivo: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
Evangelho segundo S. Mateus 7,21.24-27:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus.
Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».
Comentário do dia
Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Homilias sobre S. Lucas
Fundado sobre a rocha, que é Cristo
Quando enfrentais corajosamente as tentações, não é a tentação que vos torna fiéis e constantes; ela apenas revela as virtudes de constância e coragem que já existiam em vós, mas escondidas. «Pensas», diz o Senhor, «que Eu tinha outro objetivo, ao falar assim, do que tornar visível a tua justiça?» (Job 40,3 LXX) E diz noutro lugar: «Afligi-te e fiz-te sentir fome para manifestar aquilo que tinhas no coração» (Dt 8,3-5).
Da mesma maneira, a tempestade não torna sólido o edifício costruído sobre areia. Se queres construir, que seja sobre rocha. Então, quando a tempestade se levantar, não derrubará o que estiver fundado sobre rocha; mas ao que vacila na areia mostra imediatamente que as suas fundações não valem nada. Por isso, antes que se levante a tempestade, que se soltem as rajadas de vento, que transbordem as torrentes, enquanto tudo permanece ainda em silêncio, voltemos toda a nossa atenção para as fundações do edifício, construamos a nossa casa com as rochas variadas e sólidas dos mandamentos de Deus. E, quando se desencadear a perseguição e uma torrente cruel se elevar contra os cristãos, poderemos mostrar que o nosso edifício está fundado sobre a rocha, que é Jesus Cristo (1Cor 3,11).
Neste mês de dezembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: Pelos idosos, para que, sustentados pelas famílias e pelas comunidades cristãs, colaborem com a sua sabedoria e experiência na transmissão da fé e na educação das novas gerações.