Fraternidade e juventude – Artigo de Dom José Negri publicado pelo Jornal de Santa Catarina hoje, 13

No tempo da Quaresma, a Igreja Católica acolhe o convite de Jesus, que chama à conversão. Este é um tempo propício para nos prepararmos para a Páscoa, seguindo o caminho de Cristo: de purificação e de redenção. A Igreja do Brasil entendeu, ao longo dos anos, que a conversão se deveria traduzir também numa conscientização a respeito de realidades que nossa sociedade normalmente não leva em consideração. Instituiu, assim, as Campanhas da Fraternidade, que já abordaram várias temáticas. Entre elas, encontramos, nos últimos anos, por exemplo, a segurança pública, a economia e vida, a preservação da vida no planeta, a saúde pública.

Neste ano, a nossa Igreja está concentrada no tema “Juventude”, em vista também do encontro mundial dos jovens que acontecerá no Rio de Janeiro, no próximo mês de julho. O objetivo da Campanha da Fraternidade 2013, que terá como lema a frase de Isaias “Eis-me aqui, envia-me”, se propõe a acolher os jovens, no contexto da mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

Como Igreja, procuraremos entender como entrar no mundo dos jovens de hoje, proporcionando-lhes reflexões, encontros e celebrações que possam suscitar horizontes novos, projetos de vida, visando a valores que não passam. Já se está vislumbrando, de fato, uma nova era dos jovens que não estão mais preocupados consigo mesmos, de jovens empenhados em construir um mundo unido, um mundo novo.

O Beato João Paulo II dizia aos jovens, em 2000: “Alastrem o fogo no mundo inteiro”. Ele se referia ao fogo da caridade, do amor, porque acreditava que os jovens têm capacidade, potencialidade para fazer isso. Acreditemos neles e, neste ano a eles dedicado, deixemos que os jovens se tornem os verdadeiros agentes transformadores da nossa sociedade e protagonistas da “civilização do amor”.

DOM JOSÉ NEGRI|Bispo da Diocese de Blumenau
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.