No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.
Bem-aventurados Inácio de Azevedo, presbítero, e seus companheiros, mártires . Memória – 17 de Julho de 2019 – Cor: Branco
Evangelho – Mt 11,25-27
Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos
e as revelaste aos pequeninos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-27:
25 Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:
“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos
e as revelaste aos pequeninos.
26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
27 Tudo me foi entregue por meu Pai,
e ninguém conhece o Filho, senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho
e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São Vicente de Paulo (1581-1660)
presbítero, fundador de comunidades religiosas
Conversas
«Escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos»
Se soubésseis, minhas filhas, o prazer que Deus tem em ver uma pobre rapariga da aldeia, uma pobre [religiosa] Filha da Caridade, dirigir-se a Ele com amor, agiríeis com mais confiança do que aquela que posso aconselhar-vos. Se soubésseis quanta ciência aprendereis, quanto amor e doçura encontrareis! Aí encontrareis tudo, minhas queridas filhas, pois é essa a fonte e a origem de todas as ciências.
De onde vem que pessoas sem instrução falem tão bem de Deus, falando dos mistérios com mais inteligência que um doutor? É que um doutor, que tem apenas a sua doutrina, fala de Deus conforme a sua ciência lhe ensinou; mas uma pessoa de oração fala dEle de uma maneira completamente diferente. E a diferença entre os dois, minhas filhas, reside em que um fala por ciência adquirida e o outro por uma ciência inata cheia de amor, de modo que o doutor não é, neste confronto, o mais instruído. E terá de se calar para dar voz a uma pessoa de oração, pois esta fala de Deus de uma maneira totalmente diferente da que ele usa.
Neste mês de julho, com Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra.