Eduardo Bastos e Sergio Eduardo Campestrini, mais perto do sacerdócio na nossa Diocese


 

O Instituto Teológico de Santa Catarina-ITESC promoveu na manhã do dia 08 de dezembro uma Celebração Eucarística de ação de graças pelo encerramento do ano letivo de 2011. A missa, realizada às 8h, foi presidida pelo Pe. Vitor Galdino Feller, diretor do ITESC, e concelebrada por padres professores do Instituto, e contou com a presença de parentes e amigos dos estudantes.

Durante sua homilia, Pe. Vitor lembrou que naquele dia se celebrava Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Segundo ele, nas entrelinhas dos Evangelhos, a Igreja viu mais de Maria do que estava escrito. Após a Celebração Eucarística, teve início o rito de formatura dos acadêmicos de Teologia.

Pe. Vitor, como diretor do ITESC, presidiu o ato. O seminarista Marlon Malacoski, da Diocese de Caçador, conduziu o juramento. Já o seminarista Kelvin Konz, da Arquidiocese, em nome dos demais, fez o pedido do certificado de conclusão do curso, o que foi concedido pelo Pe. Vitor. Cada um dos formandos recebeu o certificado das mãos de um dos professores.

Na sequência, Kelvin, como orador, fez o discurso. Ele lembrou dos colegas que iniciaram o curso – de 38, 15 concluíram. Vinte e três, portanto, desistiram ou suspenderam por variados motivos. Também falou dos dois professores que faleceram no decorrer da formação: Pe. Sérgio Maykot e Pe. Rogério Groh.
Kelvin também falou dos compromissos que assumem enquanto teólogos e o que Cristo espera deles. “Apesar de formados, não somos teólogos prontos. Nossa formação é contínua para melhor pregar a Palavra do Senhor”, disse o orador.

 Pe. Vitor era o paraninfo da turma e em seu discurso deu algumas dicas dos desafios que nos esperam daqui para a frente. Entre eles, falou da ética da vida, do diálogo entre as religiões e da libertação dos pobres. “Cultiva-se uma Igreja de resultados, não de provações, de cruzes. Estamos no século XXI incapazes de criar uma Igreja da unidade”, disse o paraninfo.

Neste ano, formaram-se 15 seminaristas do nosso Regional: três da Arquidiocese de Florianópolis; três de Joinville; de Lages, Caçador, Tubarão e Blumenau, dois cada; e um de Criciúma.

No ano de 2008 nossa Diocese de Blumenau teve 6 seminaristas que concluíram os estudos de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC. Passados dois anos sem formando algum, temos a alegria de, neste ano, termos dois seminaristas de Blumenau que concluíram os estudos e aguardam, durante o ano pastoral, a definição das suas ordenações diaconais e presbiterais.

Os seminaristas de nossa Diocese de Blumenau que concluíram seus estudos são: Eduardo Bastos, 27 anos, natural de Itajaí e Sergio E. Campestrini, 33 anos, natural de Rios dos Cedros.

Eduardo Bastos – Durante o ano de 2012 fará seu estágio pastoral durante a semana na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Ponta Aguda, com Pe. Walmir, e nos fins de semana estará acompanhado o bispo Dom José.

Sergio E. Campestrini – Durante o ano de 2012 fará seu estágio pastoral no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes – Navegantes, com Pe. Fabian.
No dia 08 de dezembro, durante a Ordenação do Diác. Carlos, na Paróquia Imaculada Conceição – Vila Nova, os bacharéis em Teologia Sérgio e Eduardo, nossos seminaristas, receberam o ministério do acolitado, instituição que antecede a ordenação diaconal.


 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.