O Instituto Teológico de Santa Catarina-ITESC promoveu na manhã do dia 08 de dezembro uma Celebração Eucarística de ação de graças pelo encerramento do ano letivo de 2011. A missa, realizada às 8h, foi presidida pelo Pe. Vitor Galdino Feller, diretor do ITESC, e concelebrada por padres professores do Instituto, e contou com a presença de parentes e amigos dos estudantes.
Durante sua homilia, Pe. Vitor lembrou que naquele dia se celebrava Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Segundo ele, nas entrelinhas dos Evangelhos, a Igreja viu mais de Maria do que estava escrito. Após a Celebração Eucarística, teve início o rito de formatura dos acadêmicos de Teologia.
Pe. Vitor, como diretor do ITESC, presidiu o ato. O seminarista Marlon Malacoski, da Diocese de Caçador, conduziu o juramento. Já o seminarista Kelvin Konz, da Arquidiocese, em nome dos demais, fez o pedido do certificado de conclusão do curso, o que foi concedido pelo Pe. Vitor. Cada um dos formandos recebeu o certificado das mãos de um dos professores.
Na sequência, Kelvin, como orador, fez o discurso. Ele lembrou dos colegas que iniciaram o curso – de 38, 15 concluíram. Vinte e três, portanto, desistiram ou suspenderam por variados motivos. Também falou dos dois professores que faleceram no decorrer da formação: Pe. Sérgio Maykot e Pe. Rogério Groh.
Kelvin também falou dos compromissos que assumem enquanto teólogos e o que Cristo espera deles. “Apesar de formados, não somos teólogos prontos. Nossa formação é contínua para melhor pregar a Palavra do Senhor”, disse o orador.
Pe. Vitor era o paraninfo da turma e em seu discurso deu algumas dicas dos desafios que nos esperam daqui para a frente. Entre eles, falou da ética da vida, do diálogo entre as religiões e da libertação dos pobres. “Cultiva-se uma Igreja de resultados, não de provações, de cruzes. Estamos no século XXI incapazes de criar uma Igreja da unidade”, disse o paraninfo.
Neste ano, formaram-se 15 seminaristas do nosso Regional: três da Arquidiocese de Florianópolis; três de Joinville; de Lages, Caçador, Tubarão e Blumenau, dois cada; e um de Criciúma.
No ano de 2008 nossa Diocese de Blumenau teve 6 seminaristas que concluíram os estudos de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC. Passados dois anos sem formando algum, temos a alegria de, neste ano, termos dois seminaristas de Blumenau que concluíram os estudos e aguardam, durante o ano pastoral, a definição das suas ordenações diaconais e presbiterais.
Os seminaristas de nossa Diocese de Blumenau que concluíram seus estudos são: Eduardo Bastos, 27 anos, natural de Itajaí e Sergio E. Campestrini, 33 anos, natural de Rios dos Cedros.
Eduardo Bastos – Durante o ano de 2012 fará seu estágio pastoral durante a semana na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Ponta Aguda, com Pe. Walmir, e nos fins de semana estará acompanhado o bispo Dom José.
Sergio E. Campestrini – Durante o ano de 2012 fará seu estágio pastoral no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes – Navegantes, com Pe. Fabian.
No dia 08 de dezembro, durante a Ordenação do Diác. Carlos, na Paróquia Imaculada Conceição – Vila Nova, os bacharéis em Teologia Sérgio e Eduardo, nossos seminaristas, receberam o ministério do acolitado, instituição que antecede a ordenação diaconal.