«E todos os que O tocavam ficavam curados» – São Gregório Magno (c. 540-604) papa, doutor da Igreja Comentário ao salmo 50; PL 75,581

2ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum
8 de Fevereiro de 2021
Cor: Verde

Evangelho – Mc 6,53-56
E todos quantos o tocavam ficavam curados.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,53-56:

Naquele tempo:
53Tendo Jesus e seus discípulos
acabado de atravessar o mar da Galiléia,
chegaram a Genesaré e amarraram a barca.
54Logo que desceram da barca,
as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.
55Percorrendo toda aquela região,
levavam os doentes deitados em suas camas
para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam,
colocavam os doentes nas praças
e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste.
E todos quantos o tocavam ficavam curados.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

São Gregório Magno (c. 540-604)
papa, doutor da Igreja
Comentário ao salmo 50; PL 75,581

«E todos os que O tocavam ficavam curados»

Coloquemos perante o nosso olhar interior um ferido grave, prestes a exalar o último suspiro. […] A ferida da alma é o pecado, ao qual as Escrituras se referem nestes termos: «Tudo são feridas, contusões, chagas vivas, não curadas, nem ligadas, nem suavizadas com óleo» (Is 1,6). Tu, que estás ferido, coloca-te diante do Médico que tens dentro de ti e mostra-Lhe as chagas dos teus pecados. Que Ele ouça os gemidos do teu coração, Ele que conhece os pensamentos mais secretos; que as tuas lágrimas O comovam.

Vai a ponto de seres um pouco impertinente na tua súplica (cf Lc 11,8): do fundo do teu coração, envia-Lhe sem cessar suspiros profundos. Que a tua dor chegue até Ele, para que também a ti te diga: «O Senhor perdoou-te o teu pecado» (2Sm 12,13). Grita com Davi: «Tende piedade de mim, Senhor […], pela vossa grande misericórdia» (Sl 50,3), que é como quem diz: «Corro grande perigo por causa deste meu ferimento, que nenhum médico pode curar, a não ser o Médico todo-poderoso», para o qual nada é incurável; pois Ele cura gratuitamente, e devolve a saúde com uma palavra.

Eu desesperaria do meu mal se não confiasse no Omnipotente.

Intenção universal – A violência contra as mulheres
Rezemos pelas mulheres vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e os seus sofrimentos sejam considerados e escutados.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.