Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
O tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias para a Campanha Missionária de 2017 é “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Alegria que precisa ser anunciada pela comunidade cristã na ação evangelizadora, como bem expressa o Papa Francisco: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (Evangelii Gaudium 1). E fazendo memória dos 10 anos do Documento de Aparecida, “assumimos o compromisso de uma grande missão em todo o Continente, que de nós exigirá aprofundar e enriquecer todas as razões e motivações que permitam converter cada cristão em discípulo missionário” (DAp 362). Em nossa Diocese de Blumenau, no dia 29 de outubro, realizaremos a Concentração Diocesana do Ano Nacional Mariano, dando graças a Deus pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Com Maria, queremos aprender a caminhar no seguimento de Jesus, como Igreja toda missionária, misericordiosa, alicerçada na Palavra de Deus, a serviço da vida plena para todos. Ela, que é a Estrela da Nova Evangelização, ajuda-nos a responder com generosidade aos apelos que Deus nos faz, hoje, na ação evangelizadora no mundo e na Igreja.
“E Maria partiu apressadamente…” (Lc 1,39). Para uma Igreja “em saída”, somos chamados a anunciar o Evangelho com renovado ardor missionário, empenhando-nos na defesa da dignidade de nossos irmãos e irmãs. “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38)! Nosso encontro pessoal com Jesus Cristo é a fonte de onde brota a dinâmica da ação evangelizadora. Animados pela Palavra de Deus, desejamos também, como Maria, “guardar e meditar no coração” (Lc 2,19) todas estas coisas, transformando-as em Ação de Graças, Eucaristia.
“A minha alma engrandece o Senhor” (Lc 1,47). Como é belo cantar as maravilhas do Senhor, sua ação salvadora na história do seu povo, dentro do projeto de amor para cada um de nós. Assim é a alegria do Evangelho, da comunidade, da missão permanente, do caminho da formação de discípulos missionários, do amor na família, da evangelização da juventude, da presença e atuação dos leigos e leigas nos espaços da evangelização. São desafios nascidos da vocação missionária da Igreja, enviada por Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15). Empenhemo-nos, pois, na Campanha Missionária de 2017 e realizemos, com generosidade, nos dias 21 e 22, a Coleta do Dia Mundial das Missões. “Juntos na Missão Continental”. Deus abençoe a todos!