Belo momento de espiritualidade abriu a reunião da Equipe de Coordenação Diocesana de Pastoral da Diocese de Blumenau na manhã de 21 de outubro, nas dependências da Cúria. O Evangelho do dia, em Lucas 12, 49-53 foi explicado por Dom Rafael, bispo diocesano, destacando que o Secretariado Diocesano é este órgão pastoral, na Diocese, encarregado da vigilância. Deve iluminar, qualificar as atividades pastorais em toda a Diocese, servindo o povo de Deus.
É o Senhor quem nos dá sabedoria, serenidade, alegria para esta indispensável tarefa eclesial. Ele nos torne, pela sua graça, bons administradores dos seus preciosos bens, principalmente da Boa Nova que, em seu nome, devemos anunciar. E enquanto cumprimos esta tarefa, nos alimentamos de seu amor e nos realizamos como pessoas, ministros da sua misericórdia. Nossa Senhora, a primeira evangelizadora, nos acompanhe e nos encoraje! O padroeiro diocesano São Paulo Apóstolo interceda por nós e seja nosso modelo de evangelizadores.
Após esta breve reflexão/oração, prosseguiu a reunião, tratando fundamentalmente de três assuntos: Avaliação da Assembleia Diocesana de Pastoral, Orçamento para as Pastorais (critérios) e Pauta para o Conselho Diocesano de Pastoral, agendado para o próximo dia 9 de novembro.
Percebeu-se que, mesmo sendo a primeira vez que preside uma reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral, Dom Rafael esteve muito à vontade com os participantes e, ao mesmo tempo, aberto a todas as sugestões, críticas construtivas, contribuições, enfim.
Redação: Pe. Raul Kestring