1.EL SALVADOR
Teólogos comemoram aniversário de Romero
Susana Barrera
San Salvador, terça-feira, 2 de março de 2010 (ALC) – Os teólogos Gustavo Gutiérrez e Jon Sobrino, exponentes máximos da Teologia da Libertação na América Latina, se encontrarão em El Salvador, nos próximos dias, para comemorar o trigésimo aniversário do martírio do monsenhor Oscar Arnulfo Romero.
“A igreja dos pobres” é uma das conferências que será desenvolvida pelo peruano Gustavo Gutiérrez e o espanhol Xavier Alegre. Gutiérrez foi quem, pela primeira vez, usou o qualificativo que alude a essa corrente teológica, nos anos 70 do século passado. Louvado e condenado por suas contribuições a esta nova teologia, ele tem sido uma das figuras centrais no movimento.
Enquanto o jesuíta Jon Sobrino e Luís Carlos Susin retomarão “a espiritualidade e o martírio”, outros teólogos da envergadura de Maria Clara Luchetti e José Coblin dissertarão sobre a espiritualidade do mártir.
“Com Romero, o Evangelho de Jesus se faz história e leva a história além dela. Isso foi o que lhe custou a vida”, asseverou Gutiérrez a respeito do aporte que o bispo salvadorenho deu à Igreja. Sobrino afirmou que a Romero foi concedido “‘ver’ o povo, e a seu Deus, em sua realidade mais profunda”.
Oscar Arnulfo Romero foi assassinado pelo esquadrão da morte, em 24 de março de 1980, no contexto da cruenta guerra civil que viveu este país centro-americano. Seus restos jazem num sítio distinto do sótão da Catedral Metropolitana da capital salvadorenha.
Cada ano centenas de turistas religiosos visitam a cripta do conhecido “hospitalito” de enfermos terminais onde Romero foi assassinado, e visitam o museu em sua honra, que exibe suas prendas pessoais, livros e a vestimenta que usava na tarde do crime.
As atividades de comemoração começaram em agosto do ano passado, a propósito do 92º aniversário do pastor. Para este mês de março, a Fundação Monsenhor Romero anunciou uma série de atividades litúrgicas, teológicas-pastorais, de difusão de seu pensamento, artísticas, culturais e outras dirigidas à juventude.
“El Salvador já é um destino onde se encontram muitas pessoas, movidas pelo espírito de monsenhor Romero”, disse Edín Martínez, da Fundação, convidando o público em geral a somar-se à homenagem.
“Monsenhor Romero, esperança das vítimas” é o lema destes eventos, os quais incluem a emissão de selo postal com a imagem do mártir cristão, a difusão de uma novela radiofônica, a exibição de materiais cinematográficos e a tradicional Vigília da Luz.
2. EL SALVADOR
Rede quer homenagear Romero com nome de aeroporto
Susana Barrera
San Salvador, segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 (ALC) – A Rede Nacional Salvadorenha Americana (SANN), que reúne salvadorenhos vivendo nos Estados Unidos, encaminhou pedido ao governo do presidente Mauricio Funes, pedindo que o aeroporto internacional de Comalapa, da capital, seja rebatizado para Monsenhor Oscar Arnulfo Romero.
O pedido integra a campanha “Romero Vivo”, que pretende destacar o trigésimo aniversário da morte do prelado, assassinado no dia 24 de março de 1980, quando rezava missa em hospital de El Salvador. A SANN pede, também, que o governo introduza políticas públicas que ajudem os salvadorenhos na diáspora e a implantação de uma reforma migratória.
O aeroporto internacional de Comalapa, palavra que em nahuatl significa “disco de barro entre águas”, que recebeu esse nome talvez pela sua proximidade à costa do Pacífico, no departamento de La Paz, é a única via comercial do país com o exterior.
Dom Romero é o salvadorenho mais conhecido no mundo. A Igreja Católica do país já está em contagem regressiva para a memória dos 30 anos do assassinato do prelado, quando quer renovar compromissos a favor dos mais pobres, como queria Romero.
3. VENEZUELA
Lembrança de Romero chega à estação do metrô
ALC
Caracas, segunda-feira, 8 de março de 2010 (ALC) – A estação Hoyada, do metrô desta capital, abrigará a exposição de cartazes intitulada “A palavra incendiária”, no marco das celebrações dos 30 anos do martírio do bispo mártir Oscar Arnulfo Romero, na quarta-feira, 24 de março.
A partir da sexta-feira, o auditório José Lander, na mesma estação, projetará o documentário “Monsenhor Romero: um mistério de Deus”.
Dois livros e dossiê sobre monsenhor Romero serão apresentados e distribuídos durante celebração ecumênica na praça Bolívar, de Caracas, no dia 24 de março. Cantores populares vão animar a liturgia da celebração.
O bispo Romero foi assassinado por esquadrão da morte enquanto rezava missa na capela do chamado “Hospitalito”, de San Salvador, destinado a enfermos terminais, onde morava.
4. EL SALVADOR
Congresso aprova Dia Nacional de Monsenhor Romero
ALC
San Salvador, terça-feira, 9 de março de 2010 (ALC) – Com 56 votos dos 84 deputados e deputadas da Assembléia Legislativa, foi aprovado na quinta-feira, 4, decreto legislativo que estabelece o 24 de março como Dia de Monsenhor Oscar Arnulfo Romero e Galdámez.
Romero foi assassinado no dia 24 de março de 1980 por Esquadrão da Morte, que teve respaldo do governo de então, a Aliança Republicana Nacionalista (Arena), hoje na oposição.
A aprovação foi anunciada no marco da celebração do Dia Mundial de Oração, celebrados na sexta-feira, 5, em capela da capital. O anúncio gerou reações desencontradas: igrejas e povo aplaudem a iniciativa, já o monopólio dos meios de comunicação de massa e os partidos de direita mal comentaram a respeito.
O bispo Medardo Gómez, da Igreja Luterana Salvadorenha, disse que é uma bênção e um reconhecimento justo a Romero a instalação do Dia. Ele revelou que a proposta original estendia a homenagem também a todos os mártires de El Salvador, o que ainda está pendente.
Gómez afirmou que monsenhor Romero é um guia espiritual, um profeta e mártir que transcendeu a palavra e se transformou em povo vivo, por isso agradece à Assembléia Legislativa por honrar o santo Romero da América.