Presente desde os inícios da colonização em Blumenau, a comunidade católica, hoje, Diocese de Blumenau, não pode deixar de unir-se às comemorações deste dia 02 de setembro, 160º aniversário de fundação da cidade.
O sentimento de ação de graças ao Criador por ter dotado esta terra de tantas riquezas e belezas naturais é dever de justiça expressá-lo nessa data.
O Salvador Jesus Cristo, crucificado-ressuscitado nas alegrias e dores dos primeiros colonizadores, e sobretudo através da presença evangelizadora da sua Igreja, não podemos deixar de exaltar e louvar.
O Santo Espírito, a quem devemos nossa justificação e inspirações de boas obras, lembramos e exaltamos com alegria.
Temos certeza de que esta realidade de fé cristã, trinitária, enxertada no coração de grande número de valorosos antepassados e ainda muito viva na geração atual, colaborou e colabora na edificação do progresso e da paz dessa cidade e região.
Por isso manifestamos igualmente nossa confiança num futuro promissor para nossa gente. Mesmo diante de grandes desafios que hoje enfrentamos, como a violência, a desagregação familiar, a desigualdade social, acreditamos na providência, no amor do tri-uno Deus. Fundamentados no testemunho de nossos primeiros pais na fé, sabemos que Ele jamais nos abandona, ainda que às vezes lhe sejamos infiéis.
Parabéns, Blumenau! Parabéns, blumenauenses! Ad multos annos!
Blumenau, 02 de setembro de 2010