Presença dos católicos na cidade deve fazer a diferença, afirma cardeal

Arcebispo de São Paulo enfatiza que testemunho cristão “é bom para a cidade”

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, considera que “a presença de milhões de cidadãos católicos e de outros cristãos nesta cidade deve fazer alguma diferença”.

Isso “mediante o fermento, o sal e a luz do Evangelho introduzidos no convívio social, no mundo do trabalho e das ocupações, na educação, na comunicação, na gestão da vida econômica e política, nas manifestações religiosas e culturais”.

“Temos a firme convicção de que o Evangelho e a proposta cristã de vida e convivência são ‘boa nova’ para este mundo urbano. Se isto aparece, ou não, cabe-nos constatar, e tirar as consequências”, afirma o arcebispo, em artigo veiculado na edição desta semana do jornal O São Paulo.

Segundo Dom Odilo, a Igreja “não poderá exercer de maneira adequada esta missão sem uma ativa e corajosa participação de todos os seus membros: clero, religiosos e leigos”.

“Somos todos discípulos missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo, cada um com seu dom e sua competência no Corpo de Cristo, o Povo de Deus, que é a Igreja.”

Os leigos – prossegue o arcebispo –, “de modo especial, são os apóstolos do Evangelho no vasto e complexo ‘mundo secular’, onde são cidadãos e membros da cidade terrena e, ao mesmo tempo, membros e discípulos do reino de Deus”.

“Aos leigos e leigas cabe a missão de introduzir o sal, o fermento e a luz do Evangelho nas ‘realidades deste mundo’ para que tenham sempre mais o jeito e o sabor das coisas de Deus.”

“Na diversidade e no pluralismo das convicções e visões culturais, os cristãos têm algo de próprio a dizer e contribuir para que a cidade seja melhor, mais digna e justa para cada um de seus habitantes e mais digna de Deus, que nela habita.”

“Tenhamos a certeza de que o testemunho cristão, coerente com o Evangelho, é bom e faz bem à cidade”, afirma Dom Odilo.

Congresso

A Igreja em São Paulo concluiu neste último final de semana a etapa regional do 1º Congresso Arquidiocesano de Leigos. Ao longo de quase três meses, oficinas temáticas ofereceram a ocasião para uma tomada de consciência sobre os campos de vida e missão dos cristãos leigos na Igreja e no mundo.

Agora se inicia a última etapa do Congresso, que vai olhar para a arquidiocese e a cidade como um todo. Até o Domingo de Cristo Rei, 21 de novembro, se refletirá sobre a participação dos cristãos leigos no conjunto da arquidiocese e da vida da cidade, um momento de elaborar projetos de organização, formação e ação dos leigos.

Permalink: http://www.zenit.org/article-25888?l=portuguese

 

ZENIT, 31/09/2010

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.