No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.
6ª-feira da 18ª Semana Do Tempo Comum – 9 de Agosto de 2019 – Cor: Verde
Evangelho – Mt 16,24-28
O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16,24-28
Naquele tempo,
24 Jesus disse aos discípulos:
‘Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo,
tome a sua cruz e me siga.
25 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim,
vai encontrá-la.
26 De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro
mas perder a sua vida?
O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
27 Porque o Filho do Homem
virá na glória do seu Pai, com os seus anjos,
e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
28 Em verdade vos digo:
Alguns daqueles que estão aqui não morrerão
antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino.’
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301)
monja beneditina
Exercícios VII, SC 127
Desperta em Ti o meu espírito adormecido!
Ó Amor estável, forte e sempre vitorioso, que a tua indústria me ensine a amar Jesus com invencível constância, e a servi-lO com inabalável perseverança. Desperta-me, abana-me, a fim de que eu esteja sempre pronta quando o meu Senhor chegar, na primeira ou na segunda vela; que não esteja adormecida quando, à meia-noite, se ouvir o brado; mas que, sob as tuas moções e a tua orientação, entre dignamente para as núpcias com o Cordeiro. E então, pela tua graça, faz com que a minha lamparina esteja cheia do azeite da caridade, cheia do incêndio do amor, cheia da luz esplêndida das obras que a fé viva produz, a fim de que, por Ti, seja colocada na posse das delícias da vida eterna.
Meu Jesus dulcíssimo, Esposo bem-amado, desperta agora em Ti o meu espírito adormecido; na tua morte, dá-me uma vida que seja vivida só por Ti. Dá-me uma existência que corresponda dignamente ao preço do teu sangue. Dá-me um espírito que Te saboreie, um coração que Te sinta, uma alma que compreenda a tua vontade, uma virtude que realize o que Te agrada, a estabilidade que persevere contigo. E, pela tua graça, à hora da minha morte, abre-me sem demoras a porta do teu coração dulcíssimo, a fim de que, por Ti, eu mereça penetrar sem obstáculos na câmara nupcial do teu vivo amor, onde gozarei de Ti e Te possuirei, a Ti, que és a verdadeira alegria do meu coração. Amém!
Neste mês de agosto, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: As famílias, um tesouro Para que as grandes escolhas econômicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade.